GUIÕES DOS PASSOS DE BRAGA VOLTAM ÀS RUAS DA CIDADE
O Cortejo de Guiões dos Passos do Concelho de Braga, voltou a encher as ruas do centro histórico da cidade dos arcebispos. Muitos dos que assistiram, vieram das freguesias de onde provem os Guiões, contudo, na sua grande maioria, foram os bracarenses citadinos e turistas que demonstraram o seu interesse e curiosidade. Esta iniciativa que foi levada a efeito pelo terceiro ano consecutivo, pela Irmandade do Mártir São Vicente de Braga e respectiva Comunidade Paroquial, contou com a participação das freguesias de Cabreiros, Celeirós, Crespos, Figueiredo, Real e da Irmandade de Santa Cruz de Braga.
Levado a efeito pela primeira vez em 2013, consta desde o ano transacto, no programa oficial da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga. Assim, este Cortejo processional, dá início ao ciclo de procissões, constantes na programação da ‘Semana Santa’ ou ‘Semana Maior’ bracarense.
Com esta iniciativa, pretende a Irmandade do Mártir São Vicente, congregar e rematar na cidade, através deste Cortejo de Guiões, o ciclo de procissões de Passos, levado a efeito pelas paróquias do arciprestado/concelho de Braga, durante o período quaresmal. Reunindo assim, num só cortejo processional, todos os Guiões que abrem as Procissões dos Passos que se realizam no Concelho de Braga. Outro dos objectivos, não menos importante é, divulgar e promover junto dos bracarenses (citadinos e não só), turistas e demais visitantes que, por ocasião da Semana Santa ocorrem a Braga, todo um vasto património - material e imaterial -, inerente a estas manifestações de fé e religiosidade.
Além dos Guiões (estandarte que abre as Procissões) e demais bandeiras alusivas à quadra, cada Irmandade/Paróquia fez-se também representar no Cortejo, com um ou mais quadros bíblicos mais significativos das suas Procissões e ainda, dos respectivos agrupamentos escutistas com as suas fanfarras.
Os Passos e a simbologia das Três cruzes
Este ano, pela primeira vez, o ‘Cortejo de Guiões’ integrou ainda, um conjunto de três cruzes - no início, a meio e no fim -, que pretendem significar a Paixão a Morte e a Redenção de Cristo, ou seja, do martírio da Paixão à glória da Redenção. Em termos de ‘quadros bíblicos’, o Cortejo fechou precisamente com a figura de ‘Cristo Redentor’.
Exposição dos Guiões no Claustro da Sé Catedral
Depois de terem estado expostos na Igreja paroquial de São Vicente, os Guiões de Passos e demais bandeiras procissionais, encontram-se expostos no claustro da Sé Catedral - epicentro da programação da Semana Santa bracarense -, onde ficarão até ao ‘Domingo de Pascoela’, dia 12 de abril.