Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES RECEBE COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA

Colóquio de Geografia reúne em Guimarães 500 especialistas de três continentes

14º encontro internacional decorre de 11 a 14 de novembro, no campus de Azurém da Universidade do Minho. Evento integra ainda cerca de 90 sessões paralelas.

O Departamento de Geografia da Universidade do Minho promove, de 11 a 14 de novembro, em Guimarães, o 14º Colóquio Ibérico de Geografia, subordinado ao tema “’A jangada de pedra’. Geografias Ibero-Afro-Americanas”. Esta iniciativa conta com cerca de 500 especialistas provenientes de Portugal, Espanha, países de África e da América Latina (Angola, Cabo Verde, Marrocos, Brasil, Argentina, México).

A sessão de abertura está marcada para a próxima terça-feira, dia 11, às 18 horas, no Paço dos Duques, com o Reitor da UMinho, António M. Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a Presidente do Instituto de Ciências Sociais da academia minhota, Helena Sousa, o Diretor do Departamento de Geografia, António Vieira, o coordenador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Lúcio Cunha, o Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, Rui Pedro Julião, e a Presidente da Associação de Geógrafos Espanhóis, Carmen Delgado Viñas.

Nesta sessão, decorrerá também um Verde de Honra, pelas 18:30 horas, igualmente no Paço dos Duques. Do programa, destacam-se as conferências “Turismo en España: luces y sombras de un modelo de ‘éxito’” (dia 12, às 9h15) e “Cidade, centro de cidade e a nova vida dos velhos centros” (dia 14, às 9h), apresentadas no campus de Azurém da UMinho por Gemma Cànoves Valiente e José Alberto Rio Fernandes, respetivamente.

O evento integra ainda cerca de 90 sessões paralelas, que decorrem na quarta e sexta-feira, a cargo de mais de 150 investigadores. Em discussão estão temas variados como “Dinâmicas Sociodemográficas, Saúde e Qualidade de Vida”, “Planeamento e Gestão do Território”, “Turismo, Consumo e Lazer”, “Clima e Mudanças Ambientais”, “Espaços Urbanos: Políticas e Cidadania”, “Geografias de Género e Sexualidades”, “Mobilidade Populacional e Cooperação” e “Recursos Naturais e Sustentabilidade”.

O programa inclui também 11 workshops temáticos e 1 workshop doutoral, uma homenagem aos conhecidos geógrafos Fernando Rebelo e António Pedrosa, uma sessão de apresentação de livros, a tertúlia “Territórios do Futebol”, uma prova de cerveja artesanal e um jantar de encerramento. Além disso, estão previstas na quinta-feira três visitas guiadas a Guimarães, Braga, Amares e Gerês.