Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES PROMOVE AÇÕES DE SOLIDARIEDADE ATRAVÉS DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO

Guimarães programa ações até sábado para assinalar Dia Internacional dos Voluntários

Primeiro evento realiza-se esta terça-feira, 01 de dezembro. Data proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas procura incentivar e valorizar o serviço voluntário.

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Banco Local de Voluntariado, preparou um conjunto de atividades com o objetivo de assinalar o Dia Internacional dos Voluntários, cuja data é comemorada no próximo sábado, 05 de dezembro. A programação do leque de eventos visa reforçar a qualificação dos voluntários, mas também retribuir-lhes a generosidade e a disponibilidade que evidenciam na dedicação e nos gestos que diariamente demonstram.

Esta terça-feira, dia 01 de dezembro, pelas 21 horas, no Paço dos Duques de Bragança, terá lugar a apresentação da nova coleção do estilista Stefen Correia, cujo objetivo é a angariação de fundos para o Plano de Ação do Município de Guimarães para o Acolhimento de Refugiados – “Guimarães Acolhe”. Este evento solidário está a ser organizado pela marca FreakchicNY e pela Câmara Municipal de Guimarães, com a colaboração do Banco Local de Voluntariado.

Nos dias 03 e 04 de dezembro, decorrerão duas Ações de Formação Específicas para os voluntários que integram a bolsa de apoio ao processo de acolhimento de refugiados em Guimarães. As ações de sensibilização “Asilo e Refugiados” decorrerão na sala de reuniões do Centro Cultural Vila Flor e a entidade formadora será o Conselho Português para os Refugiados, representado por Mónica Frechaut.

No sábado, o Dia Internacional do Voluntariado será dedicado à promoção e à divulgação do processo de colaboração do Banco Local de Voluntariado nos inúmeros projetos e iniciativas que integram o processo de Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. À semelhança da Bolsa Específica de Voluntariado de apoio à Cidade Europeia do Desporto 2013, aposta-se, uma vez mais, na criação de uma Bolsa Específica de Voluntários, que possibilitará um melhor aproveitamento dos seus contributos.

Com esta iniciativa, pretende-se reunir um conjunto de voluntários, com motivações e interesses efetivos nas áreas da defesa, da preservação e da sustentabilidade ambiental, dando-lhes a conhecer o espírito e as ações desta candidatura. Para este efeito, decorrerá uma Ação de Sensibilização e de Formação Específica, na manhã do dia 05, sábado, no Laboratório da Paisagem, que contará com a presença e intervenções da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, da Coordenadora Executiva da Unidade de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, Isabel Loureiro, e do Diretor do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro.