Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES PREPARA REISADAS DA INFÂNCIA E GRUPOS CULTURAIS NAS REISADAS 2015

Na sexta-feira, dia 09 de janeiro, a partir das 10 horas, o Município de Guimarães, os Jardins de Infância e os ATL do concelho vão celebrar o Dia de Reis com todas as suas crianças a cantar as Reisadas no Largo da Oliveira. A iniciativa, presidida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, destina-se ao público infantil mas também aos familiares das crianças numa festa que irá reunir mais de 1.200 jovens no Centro Histórico de Guimarães.

04_1_690_2000

Pelas 11:30 horas, decorrerá uma interpretação coletiva das seguintes 18 instituições: Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Paroquial de São Romão de Mesão Frio, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Fermentões, Colégio do Ave, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de S. Sebastião, Patronato Nossa Senhora da Oliveira, S.A.R.C – Salgueiral e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.

No sábado, 10 de janeiro, uma dezena de grupos de música tradicional e popular, sedeados no território vimaranense, participam nas Reisadas 2015. A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento durante a tarde, com a atuação em Lares e Estabelecimento Prisional de Guimarães, e outro no decurso da noite, pelas 21 horas, com os dez grupos participantes distribuídos pelas cinco “Portas da Villa”.

Após 15 minutos de atuação, iniciam os seus percursos em direção ao Largo da Oliveira, onde cada grupo estará em palco durante 10 minutos. Às 23 horas, está programada uma atuação final conjunta. No caso das condições climatéricas serem adversas, o tempo da atuação individual mantém-se, mas o local das Reisadas 2015 passará a ser a Igreja de São Francisco.

06_1_690_2000