Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES ORGANIZA ALMOÇO DE REIS, CANTARES COM INSTITUIÇÕES, EVENTO COM CRIANÇAS E REISADAS 2015

Idosos e crianças cantam as Janeiras em Guimarães em semana de Reisadas 2015

Preservação e manutenção das tradições que caracterizam o concelho de Guimarães é um dos objetivos da Autarquia. Iniciativas de comemoração dos Reis começam a 06 de janeiro e decorrem até ao dia 10.

05_1_690_2000

A Câmara Municipal de Guimarães vai promover, no início de janeiro, em dias distintos, quatro convívios de Reis em que os protagonistas são crianças, idosos pertencentes a instituições de solidariedade social e grupos culturais do concelho, no sentido de preservar tradições que caracterizam a quadra natalícia no âmbito de um conjunto de iniciativas de proximidade entre famílias e a comunidade vimaranense.

A 06 de janeiro, Dia de Reis, a cooperativa Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, em colaboração com o Município de Guimarães, organizam um Almoço de Reis no Multiusos de Guimarães, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, esperando-se mais de um milhar e meio de participantes.

No dia seguinte, 07 de janeiro, a partir das 14 horas, também com o apoio da cooperativa Tempo Livre, decorrerá um Encontro de Reis promovido pela Divisão da Ação Social do Município de Guimarães, cooperativa Fraterna e instituições de apoio a idosos do concelho, que vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra festiva. A iniciativa musical, agendada igualmente para o Pavilhão Multiusos de Guimarães, conta com a colaboração de 29 instituições e estima-se a participação de cerca de 800 idosos.

Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Camélia, Hotel & Homes, Casa do Povo de Briteiros, Casa do Povo de Creixomil, Centro Comunitário de Solidariedade Integração Social de Tabuadelo, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social da Paróquia de Polvoreira, Centro Social da Paróquia de Stª Eulália de Nespereira, Centro Social de Brito, Centro Social e Paroquial de S. Cristóvão de Selho, Centro Social Irmandade de S. Torcato, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Gondar, Centro Social Paroquial de Mascotelos – Santiago, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social Paroquial Ronfe, Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, Centro Sócio Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente, Encontro de Saberes, Fraterna, Fundação Stela e Oswaldo Bomfim, Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Lar de Santo António, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Venerável Ordem Terceira de S. Domingos e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco são as instituições participantes.

 03_1_690_2000