GUIMARÃES: IGREJA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA ORGANIZA AS IV JORNADAS DO ÓRGÃO HISTÓRICO
No decorrer da celebração do 10º aniversário do restauro do “grande Órgão Histórico” da Colegiada de Guimarães vão decorrer, de 02 a 08 de dezembro, umas jornadas sobre aquele instrumento.
“As jornadas do grande Órgão Histórico 2023 comemoram o 10º Aniversário do restauro deste órgão monumental, na efeméride litúrgica da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Este ano, o convidado é António Mota, doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa.
A IV edição deste festival prossegue a parceria entre a Paróquia da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, contando com um patrocínio do Município de Guimarães e o templo quatrocentista vai estar “engalanado para acolher visitas e liturgias solenes e louvar a sua Padroeira”.
Ao longo dos dias haverá uma variada oferta cultural e religiosa: “De Bach a Langlais – Três séculos de Música – com 2 récitas: sábado, dia 2, às 21h30 e domingo dia 3, às 16h30”; “visitas guiadas de descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães: 02 a 07 Dezembro, 11h00 e 15h00 e eucaristia solenizada cantada com a comunidade paroquial, na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição: 07 de dezembro, 19h00; 08 dezembro, 12h00 e 19h00”.
Do programa consta também masterclass de órgão para organistas paroquiais.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho (1766-1839).
Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após 10 anos.
A cidade possui 12 órgãos históricos (dos quais apenas 2 estão restaurados), sendo jóia da coroa o instrumento da Colegiada, maior órgão histórico do Norte de Portugal, com 2 teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.
LFS / Agencia Ecclesia