Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES ESTREIA PRIMEIRO AUTOCARRO ELÉTRICO PORTUGUÊS NO FIM-DE-SEMANA DO AMBIENTE

“GREEN WEEKEND” NOS DIAS 04 E 05 DE JUNHO

Palestras, atividades desportivas, educação ambiental, investigação, workshops, concertos e gastronomia são algumas das propostas da primeira edição do “Green Weekend”. Jardim da Alameda é palco do evento no fim-de-semana em que se comemora o Dia do Ambiente.

Guimaraes_Green_Weekend_Junho

Viajar no primeiro autocarro elétrico totalmente produzido em Portugal, que fará os seus primeiros quilómetros em Guimarães, assistir à peça “A Viagem” no Teatro Bus, andar de bicicleta com roupa casual e com estilo, esquecendo os fatos de treino e as licras, ou pedalar numa bicicleta para iluminar uma árvore são algumas das propostas do Green Weekend, que se realiza no próximo fim-de-semana, nos dias 4 e 5 de junho, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, em Guimarães.

A abertura oficial do evento está marcada para as 10 horas do próximo sábado, numa sessão onde marcará presença o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. Após a cerimónia protocolar e de uma visita ao espaço, será feita uma viagem experimental no primeiro autocarro português 100% elétrico, da Caetano Bus, que brevemente estará ao serviço dos transportes urbanos de Guimarães.

Numa organização conjunta do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, a primeira edição do fim-de-semana verde no “Bosque Urbano” de Guimarães, terá dezenas de atividades para os mais variados públicos – das crianças aos mais velhos – sempre com a temática da sustentabilidade ambiental como pano de fundo.

A iniciativa contempla ainda palestras, workshops e tertúlias variadas, jogos tradicionais, percursos pedestres e interpretativos pelas Minas da Penha, Parque da Cidade de Guimarães e pelas Bacias de Retenção, visitas à ETAR de Serzedelo e à ETA da Vimágua, entre outros motivos de interesse.

Num fim-de-semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), não faltarão motivos para uma visita ao Jardim da Alameda, num evento que reúne cerca de três dezenas de parceiros. No recinto estarão ainda diversos stands e palcos destinados a receber atividades no âmbito da educação ambiental, investigação e inovação, gastronomia, atividades desportivas e culturais e até a realização de programas de rádio em direto.

A Green Weekend promete fazer as delícias dos vimaranenses num fim-de-semana ecológico, cuja programação está inserida num vasto conjunto de atividades no âmbito da preparação da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.