GUIMARÃES: ESCOLA CURTIR CIÊNCIA RECEBE ALUNOS A 13 DE JANEIRO
A primeira de doze semanas de atividades deste ano letivo da Escola Curtir Ciência arranca a 13 de janeiro. As atividades decorrem de segunda a quinta-feira, contando a cada semana com uma turma do terceiro ano de diversas escolas básicas do concelho.
A novidade do plano de atividades da Escola Curtir Ciência é um dia dedicado à cidade. Desta forma as crianças que a frequentam podem explorar e descobrir espaços e instituições de Guimarães, como a Câmara Municipal, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e a Casa da Memória. Além disso, e numa clara interligação com as instituições vimaranenses, a atividade História com Ciência decorre na Biblioteca Municipal Raúl Brandão.
A Escola Curtir Ciência assegura as aprendizagens essenciais do terceiro ano de escolaridade, em articulação com o plano curricular. Ao longo da semana são contempladas diversas áreas de conhecimento e curriculares: Biologia e Biodiversidade; Geologia, Sistema Solar, Novas Tecnologias, entre outras.
O plano semanal da Escola Curtir Ciência inclui a receção aos alunos, às 09:30 horas, seguindo-se a vertente letiva. O que distingue a Escola Curtir Ciência é o programa diversificado em cada um dos dias, com atividades no exterior.
É o caso de História com Ciência (segunda-feira), em articulação com a Biblioteca Municipal Raúl Brandão, preenchida com “Sol! Uma estrela única”, que inclui experiências relacionadas com eclipses solar e lunar, absorção, reflexão, gravidade e sistema solar.
Os percursos exploratórios na Zona de Couros, centrados na exploração geográfica, geológica e biológica desta área classificada pela UNESCO; e a exploração da Biodiversidade no Tanque com Vida do Curtir Ciência, com recolha e observação de seres vivos e das cadeias e teias alimentares – preenchem o programa de terça-feira.
A quarta-feira é o dia dedicado à cidade. Além da visita ao Município de Guimarães e à Casa da Memória, destaca-se a atividade desenvolvida em parceria com o Arquivo Municipal, permitindo que as crianças da Escola Curtir Ciência sejam “Genealogistas por um dia”. Nessa qualidade podem identificar e valorizar as raízes familiares, desenvolver habilidade de compreensão, organização e registo.
A quinta-feira é dedicada à Robótica e ao Pensamento Computacional, incluindo atividades de construção de itinerários e exploração de MicroBit, pequenos computadores de bolso dotados de uma placa programável que permite que os participantes adquiram noções de programação, bem como à avaliação da semana de atividades.
A Escola Curtir Ciência é um instrumento fundamental para a promoção da prática experimental junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Ela materializa a missão do Curtir Ciência como divulgador científico junto da comunidade escolar e constitui uma resposta curricular alternativa, permitindo às crianças de escolas mais afastadas um contacto com a atividade científica experimental e com a vitalidade das instituições de Guimarães.