Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES DISTINGUE MÉRITO SOCIAL

SESSÃO SOLENE A 24 DE JUNHO

Unanimidade na atribuição de seis medalhas que distinguem mérito social no Dia Um de Portugal

Condecorações na sessão solene do dia 24 de junho, no Paço dos Duques. Belmiro Jordão, Capitão Inácio Menezes, José Luís Fernandes, Padre José Machado, Novais de Carvalho e Noémia Carneiro são os homenageados.

Guimaraes_24Junho_Condecoracoes.jpg

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a distinção de seis personalidades vimaranenses com a atribuição da “Medalha de Mérito Social Municipal”, na sessão solene evocativa deste ano que assinala as comemorações do 888º aniversário da Batalha de São Mamede, também conhecida por “Dia Um de Portugal”, cuja cerimónia decorrerá no dia 24 de junho, às 17:30 horas, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Belmiro Jordão (Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco), José Inácio Peixoto Teles de Menezes (Gestor da UNAGUI - Universidade do Autodidata e da Terceira Idade de Guimarães), José Luís da Silva Xavier Fernandes (Dirigente do Lar de Santo António), Padre José Machado (Presidente dos Bombeiros Voluntários das Taipas), José Novais de Carvalho (ex-Juiz da Irmandade São Torcato) e Noémia Carneiro (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães) são os distinguidos.

No seu percurso de vida, foi às instituições de solidariedade social que Belmiro Jordão mais tempo dedicou e foi nestas que maiores responsabilidades assumiu ao longo de mais de 50 anos, desde 1960 até ao presente, tendo exercido funções na antiga Casa dos Pobres, hoje Lar de S. António, Santa Casa da Misericórdia, Irmandade da Penha, Bombeiros Voluntários de Guimarães e na Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, onde desempenha as funções de Ministro da respetiva Mesa Administrativa há várias décadas. Após o 25 de abril de 1974, foi nomeado Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia da Costa e, no mandato 2002/2005, foi eleito Vereador da Câmara Municipal. Foi igualmente Deputado Municipal.

José Inácio Teles de Menezes seguiu carreira militar e, em 1970, passou a comandar a Secção Territorial da GNR de Guimarães. É durante o seu comando que se inaugura o Quartel da GNR, em 1976, junto à Câmara Municipal. No exercício da sua carreira na GNR, recebeu sete louvores e três condecorações por mérito. Após ter passado à reserva, em 1983, iniciou uma importante intervenção associativa. De 1991 a 1993, presidiu à Associação dos Viajantes e Técnicos de Vendas de Guimarães, mas foi à UNAGUI (Universidade do Autodidata e da Terceira Idade de Guimarães) que mais se dedicou nos últimos vinte e dois anos.

Fundador da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), José Luís Xavier Fernandes integrou, desde os anos 50, várias instituições de solidariedade social como a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, mas foi à Casa de Pobres de Guimarães, hoje Lar de S. António, onde é presentemente Secretário da Direção e a que pertence desde 1968, há 48 anos consecutivos, que mais tempo dedicou, tendo recebido o estatuto de Sócio Benemérito e Honorário, por ocasião das comemorações dos 80 anos da instituição.

Vida(s) dedicada(s) às pessoas

José Neves Machado estudou no Seminário Diocesano de Braga onde se ordenou sacerdote. Em 1961, com 25 anos, foi fundador do Colégio Egas Moniz, no qual exerceu as funções de Diretor Pedagógico, tendo efetuado um percurso como docente. É, desde 1993, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas – que se tornaram, neste últimos 22 anos, um dos mais bem equipados e preparados corpos de bombeiros da região, em grande medida pelo seu esforço, dedicação e perseverança. Padre Machado, como é mais conhecido, exerceu ainda várias funções na Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, sendo atualmente seu Vice-Presidente e foi condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o Crachá de Ouro.

José Novais de Carvalho tem uma carreira ligada à medicina, à vida desportiva, mas também à vertente social. Manteve, ao longo dos anos, colaboração e intervenção em várias associações, contudo, foi na Irmandade de S. Torcato, onde exerceu as funções de Juiz durante mais de vinte anos, que deixou profundas marcas de trabalho. Reorganizou a instituição nas suas diversas áreas: patrimonial, com a conclusão das obras do Santuário em 2015, ao cabo de cerca de 200 anos, e na área social, com a criação do Centro Social da Irmandade de S. Torcato, entidade que edificou um equipamento social com as valências de lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário que iniciou a sua atividade em 2011. O Centro Social da Irmandade de S. Torcato mantém ainda em funcionamento uma cantina social e um banco de apoio social.

Após algumas intervenções em associações locais juvenis, Noémia Carneiro teve a sua primeira participação no associativismo local na Direção da Muralha Associação de Guimarães para a Defesa do Património, cujos órgãos sociais integra há mais de vinte anos consecutivos, com particular empenhamento na defesa e valorização do património concelhio. Por convite da então Presidente da Assembleia Geral, passou a integrar a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia no início do corrente século, passando a exercer as funções de Provedora em 2004. Atualmente, integra o Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas.