Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES: CURTIR CIÊNCIA E SOCIEDADE MARTINS SARMENTE LANÇAM “CÁPSULA DO TEMPO”

Em 2049 como olharemos para trás, para o ano de 2024? Quais os artefactos hoje de uso quotidiano que passarão a ser arqueologia? Quais são as expectativas e receios quanto ao futuro de um quarto de século?

O Curtir Ciência, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento (SMS), procede, no dia 25 de maio, à selagem de uma “cápsula do tempo” que será aberta em 2049, no mesmo dia. A cápsula, a depositar no jardim da SMS, guardará objetos e testemunhos selecionados e escritos por várias personalidades e entidades, ligadas à cultura, educação e ciência, como o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Reitor da UMinho, os Presidentes das Escolas de Engenharia e de Ciências da UMinho, a direção da SMS, da Biblioteca Municipal Raul Brandão, assim como a direção do Curtir Ciência e responsáveis dos vários Clubes Ciência Viva na Escola parceiros dos CCVG.

Com esta iniciativa, integrada no programa da Feira Internacional Curtir Ciência (FIC^2 Guimarães), pretende-se preservar a memória e permitir que daqui a 25 anos os responsáveis das instituições organizadoras e participantes possam avaliar, com base nos testemunhos e objetos recolhidos, aquelas que eram as apreensões e as expectativas dos participantes quanto ao futuro, assim como verificar a evolução operada, por exemplo, ao nível dos instrumentos ligados à ciência e à tecnologia.

A cerimónia realiza-se no jardim da SMS, às 17:00 horas.

Cápsula do Tempo_cartaz.jpg