Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES CONSTRÓI ECOVIA

INÍCIO DO PROCEDIMENTO

Semana Europeia da Mobilidade coroada com aprovação da Ecovia de Guimarães

Primeira fase de obras terá um percurso de 9,3 quilómetros que liga a Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade Desportiva, em Creixomil. Intervenção deve começar no início do próximo ano.

Guimaraes_Semana_Mobilidade2016.jpg

A aprovação do início do procedimento para a construção da primeira fase da Ecovia de Guimarães, no valor de 3 milhões e 700 mil euros, bem como o investimento de 3 milhões de euros para a implementação de tecnologia LED na rede de iluminação pública do concelho, foram medidas aprovadas em reunião de Câmara no dia em que encerrou a Semana Europeia da Mobilidade de Guimarães, que envolveu cerca de 4 mil pessoas nas mais de duas dezenas de iniciativas realizadas.

Sob o mote “Mobilidade inteligente. Economia forte”, o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e a Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 mostraram aos vimaranenses, e aos muitos visitantes que todos os dias calcorreiam as ruas da Cidade Berço, os benefícios de um correto planeamento e utilização racional dos transportes para a economia local e da transição para modos de mobilidade alternativos, que conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, permitindo a redução dos custos que lhe estão associados.

A Caminhada Solidária e Mini-Maratona da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) – Pessoas diferentes, direitos iguais, juntou mais de 3 mil pessoas nas ruas de Guimarães na manhã do último domingo, dia em que várias artérias do centro da cidade foram encerradas ao trânsito automóvel, permitindo aos peões e ciclistas um passeio mais calmo e saudável pelas ruas repletas de história. No dia anterior, mais de meia centena aceitou o desafio de descer a Penha a pé, depois de utilizar o Teleférico para subir a montanha. Um sucesso foi igualmente a iniciativa “Por Couros a Pedal”, que permitiu a alguns vimaranenses um passeio de bicicleta numa área que Guimarães quer elevar à categoria de Património da Humanidade.

Projeto sobre rodas

Também a pedalar mais de uma centena aceitou o repto da Associação de Ciclismo do Minho para um passeio noturno pelo Centro Histórico. Entre os participantes, realce para a presença do atleta Olímpico e campeão nacional José Mendes, depois de ter corrido na Volta à Espanha, onde foi o melhor português em prova. A bicicleta foi também o centro das atenções para mais de uma dezena de crianças de um centro de estudos de Guimarães que, através do projeto EducaBicla, da GetGreen, aprenderam não só a manusear uma bicicleta, mas também as regras de trânsito necessárias para poderem andar em segurança.

Um dos destaques da Semana Europeia da Mobilidade foi também a Conferência Técnica sobre mobilidade que decorreu no Laboratório da Paisagem, onde marcou presença o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho desenvolvido por Guimarães. Ao longo de mais de três horas e perante uma plateia repleta, um conjunto de responsáveis de várias organizações e empresas mostraram bons exemplos de mobilidade sustentável. Casa cheia também na Escola Secundária de Caldas das Taipas, onde decorreu a habitual tertúlia mensal do Laboratório da Paisagem, “Café com Ambiente”. Várias turmas daquele estabelecimento de ensino, mas também da Escola Profissional CISAVE, ouviram especialistas apresentar as suas visões sobre mobilidade sustentável e o caminho a trilhar na prossecução do objetivo de construir um futuro com recurso a alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente.

Sensibilização ambiental

Em parceria com a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE), a Rua da Rainha, em pleno Centro Histórico de Guimarães, acolheu a iniciativa “Parking Day”, uma ação que pretendeu sensibilizar para a necessidade de reduzir os impactos ambientais e utilização racional e sustentável do espaço público. Houve ainda animação musical e um mercadinho biológico na Alameda de São Dâmaso, um percurso pela Veiga de Creixomil, onde vários interessados captaram, através das suas objetivas, alguns exemplos da biodiversidade ali existente, e ainda mais uma edição do “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que todas as segundas-feiras junta dezenas de vimaranenses, num percurso pelo centro da cidade.

A Semana Europeia da Mobilidade terminou com três dezenas de alunos do 4º ano da Escola EB1/JI de Santa Luzia a sensibilizarem os condutores em pleno centro da cidade para reduzirem a velocidade, respeitando os peões, na ação “30 no meu bairro”. Também no decorrer desta semana, o Município de Guimarães anunciou a criação da Plataforma “Guimarães à Boleia”, o primeira portal municipal de CarPooling que vai permitir aos vimaranenses partilhar o seu automóvel, contribuindo, desse modo, para a diminuição das emissões de CO2.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente.