Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES COMEMORA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Município de Guimarães comemora Dia Mundial da Criança durante uma semana

Programa começa esta segunda-feira de manhã no Multiusos. Na quarta-feira, há festa no Parque da Ínsua, em Ponte, e na sexta-feira em Pevidém. No sábado, realiza-se o Mercadinho da Pequenada no centro da cidade.

Guimaraes_Dia_Crianca

A Câmara Municipal de Guimarães promove entre esta segunda-feira, 01 de junho, e sábado, dia 06, as comemorações do Dia Mundial da Criança, numa organização da Divisão de Ação Social do Município, em parceria com várias entidades do concelho, tendo sido elaborado um programa diversificado alusivo à criança, com atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas.

A semana de comemorações principia esta segunda-feira, pelas 10 horas, no Multiusos de Guimarães, com a realização da primeira parte de um programa de animação infantil, onde atuarão a Tuna Infanto-juvenil da Casa do Povo de Fermentões e a Fermentuna do Centro Social da Paróquia de Fermentões. A sessão de abertura, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município, inclui ainda a realização de uma Feira do Desporto e de Mini Olimpíadas para todas as crianças participantes.

Das 12 às 14 horas, as instituições organizam um piquenique e até às 17 horas decorrerá a segunda parte da animação infantil, com a atuação musical de Marco Génio, a leitura de contos infantis, a organização de jogos intergeracionais, modelagem de balões, pinturas faciais, insufláveis e uma sessão de sensibilização para a segurança rodoviária, promovida pela GNR de Guimarães no âmbito do programa Escola Segura.

Na quarta-feira, 03 de junho, entre as 09:30 e as 16:30 horas, no Parque da Ínsua, na vila de Ponte, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Guimarães (CPCJ) organiza um conjunto de atividades relacionadas com o teatro, dança, música, desporto, jogos tradicionais, insufláveis, entre outras diversões, repetindo-se igual iniciativa na sexta-feira, 05 de junho, no Agrupamento de Escolas de Pevidém, também entre as 09:30 e as 16:30 horas.

O Mercadinho da Pequenada encerra no sábado, 06 de junho, o programa de comemorações do Dia Mundial da Criança em Guimarães. Entre as 10 e as 18 horas, a praça exterior da Plataforma das Artes e da Criatividade será palco de uma exposição e venda de produtos confecionados pelas instituições. O espaço público será animado com modelagem de balões, pinturas faciais, jogos tradicionais, insufláveis, entre outros motivos de interesse para as crianças.

A semana de comemorações, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, conta com os apoios de A Oficina, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Borboletas de Asas Pretas, Casa da Juventude de Guimarães, Guarda Nacional Republicana de Guimarães (Escola Segura), Tempo Livre e das seguintes 29 instituições participantes:

ADCL, Associação de Apoio à Criança, Associação de Reformados de Lordelo, Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro Infantil de Pevidém, Centro Paroquial de Moreira de Cónegos, Centro Paroquial de S. Romão (Mesão Frio), CSCDR Vila Nova Sande, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social Paróquia Fermentões, Centro Social Paróquia Pencelo, Centro Social Paróquia Polvoreira, Centro Social Brito, Centro Social S. Pedro Azurém, Centro Social e Paroquial Mascotelos-Santiago, Centro Social e Paroquial S. Cristóvão Selho, Centro Social Paróquia de Nespereira, Centro Social Paroquial S. Lourenço Selho, Centro Social Paroquial S. Martinho Candoso, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo "Os Amigos de Urgeses", Infantário Nuno Simões, Lar Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração Maria (Vila Pouca), Patronato Oliveira, Patronato S. Sebastião, Salgueiral SARC e Venerável Ordem Terceira S. Francisco.