Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES COMEMORA DIA DO AUTISMO

Guimarães comemora de 1 a 5 de abril o Dia do Autismo com monumentos iluminados com a cor azul

Município de Guimarães associou-se ao movimento mundial “Acendam a Luz Azul”.

Guimaraes_Dia_Autismo

No dia 09 de abril, EB 2,3 João de Meira recebe palestra, de livre acesso, sobre autismo e o The Son-Rise Program. Inscrições abertas.

O Padrão do Salado, situado no Largo da Oliveira, e o edifício da Câmara Municipal de Guimarães vão estar iluminados com a cor azul, entre esta quarta-feira e domingo, 01 e 05 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que incluem também a realização de um colóquio no dia 09 de abril, data em que a organização propõe aos vimaranenses a utilização de uma peça de roupa de cor azul como forma simbólica de associação ao evento “Acendam a Luz Azul”. Neste dia, dada a relevância da causa, o Município, juntamente com a Associação Vencer o Autismo (www.vencerautismo.org), vão promover uma palestra na escola EB 2,3 João de Meira, pelas 17:30 horas, cujas inscrições estão abertas, podendo ser efetuadas através de contacto telefónico (914 279 669) ou por correio eletrónico (info@vencerautismo.org).

A ação pretende desenvolver e aumentar o conhecimento sobre o autismo, fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce, além de aprofundar os princípios e técnicas do “The Son-Rise Program”, modelo de desenvolvimento que, entre outros objetivos, recria situações sociais num ambiente sem distrações, para que se consigam reproduzir situações sociais e familiares mais comuns.

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 02 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, iniciando as comemorações em 2008, ano em que várias entidades se associaram ao movimento “Light it up Blue”, tendo sido instituída a cor azul para identificar esta celebração.

A campanha, promovida em Portugal pela Federação Portuguesa de Autismo e desenvolvida a partir da maior organização americana de autismo - a Autism-Europe e Autism Speaks - apela a que todos os edifícios e monumentos se acendam de azul, como alerta para a consciencialização sobre esta problemática.

O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que influencia a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, dado que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.