GUIMARÃES COMEMORA DIA DA DIVERSIDADE
Curtir Ciência assinala Dia Internacional da Diversidade
Observação de aves no Parque da Cidade e construção de caixas-ninho são as atividades agendadas para 21 de maio
Que variedade de aves é possível avistar no Parque da Cidade de Guimarães? Como se constrói uma “caixa-ninho” para aves?
Se estas são questões que o motivam, então não perca o programa que o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães preparou para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade.
A efeméride assinala-se a 22 de maio, mas o Curtir Ciência antecipa o programa para o domingo, dia 21 de maio, uma vez que está encerrado à segunda-feira. Na mesma altura, o Curtir Ciência aproveita o programa para assinalar, também, o 25º aniversário do Programa Life e do Natura 2000, que se assinalam a 21 de maio.
O programa começa às 09:00 horas, com a saída dos participantes das instalações do Curtir Ciência, em Couros, em direção ao Parque da Cidade, na freguesia da Costa (junto ao Complexo Desportivo do Vitória), um “pulmão verde” inserido em pleno centro urbano. Neste local emblemático terá lugar a Observação de Aves, procurando-se identificar as características das várias espécies. Esta atividade é gratuita, mas implica uma inscrição prévia que pode ser feita no Curtir Ciência, na Rua da Ramada (Couros), por telefone (253 510 830) ou por email geral@ccvguimaraes.pt.
Da parte da tarde, a partir das 15:00 horas, nas instalações do Curtir Ciência (Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros) tem lugar o “workshop” de Construção de Caixas-Ninho“. Esta oficina visa sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade e conservação das espécies. No final, os participantes podem levar para casa a caixa-ninho construída.
A participação neste “workshop” tem um custo de cinco euros para um adulto – uma caixa-ninho; oito euros para uma família – uma caixa-ninho e 12 euros para uma família - duas caixas-ninho.