Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES COMEMORA 25 DE ABRIL

Guimarães comemorou 42 anos do 25 de abril com sessão solene na Plataforma das Artes

“TetrAcord'Ensemble” encerrou cerimónia protocolar com momento musical memorável. Duas inaugurações e espetáculos musicais assinalaram o Dia da Liberdade na Cidade Berço.

Guimaraes_Sessao_Solene_25Abril

A Assembleia Municipal de Guimarães comemorou o 42º aniversário do “25 de Abril de 1974”, com a realização de uma sessão solene evocativa da efeméride, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, numa cerimónia abrilhantada pela atuação do pianista Simão Neto, de Sandra Azevedo (soprano), Marisa Oliveira (contralto), Leonel Gomes (tenor) e de Guilherme Moreira (baixo), que encerraram a sessão.

Antes do momento musical, decorreram intervenções dos deputados pertencentes aos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda (Joaquim Mendes Teixeira), Centro Democrático e Social – Partido Popular (Nuno Vieira e Brito), Coligação Democrática Unitária (Célia Magalhães), Partido Social Democrata (Alexandre Barros Cunha) e Partido Socialista (Miguel Oliveira). Francisca Abreu, em representação da mesa da Assembleia Municipal de Guimarães, finalizou a sessão protocolar dos discursos evocativos dos 42 anos do “25 de Abril de 1974”. 

Durante o dia, o centro da cidade foi palco de um variado programa de eventos. De manhã, a Banda Musical das Taipas atuou no Coreto do Jardim da Alameda, ponto de encontro musical no período da tarde, onde decorreu o espetáculo “Abril no Coreto”, com o grupo de música tradicional “Os Creiximir 926”. A iniciativa, que teve como solistas Dino Freitas, Kika Freitas, Francisco Ferreira e Luís Almeida, foi organizada pelo Grupo Cultural e Recreativo Cruz de Pedra, Cineclube de Guimarães, Convívio - Associação Cultural, OsMusiké, CICP - Centro Infantil Cultural e Popular e Junta de Freguesia de Creixomil, em parceria com o Município.

A tarde comemorativa continuou em Guimarães com duas inaugurações. Na Rua Paio Galvão, foi descerrada a placa do “Welcome Centre”, um novo local de acolhimento e de informação turística para as pessoas que visitam Guimarães, enquanto na Avenida Conde de Margaride abriu portas a Casa da Memória, um novo lugar na cidade que alberga, conserva e expõe um conjunto de factos, tradições, história local e raízes da comunidade vimaranense. O programa de comemorações, porém, teve início na noite anterior, com a realização do espetáculo “Sons da Liberdade”, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. O concerto, realizado em parceria com o Cineclube de Guimarães, reuniu em palco a Banda Musical de Pevidém e Coros de Guimarães.