Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DE 28 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO

 “Por uma Vida Digna para Todos” é o lema proposto pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Vasto programa inclui também uma “Caminhada Inclusiva”.

Guimaraes_Programa_Dia_Internacional_Deficiencia.jpg

Um espetáculo envolvendo duas centenas de utentes em palco, pertencentes a sete instituições de âmbito social, vai encerrar, no dia 14 de dezembro, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, duas semanas de comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado com um programa denominado “Por uma Vida Digna para Todos” que a Câmara Municipal de Guimarães, através do seu Fórum Municipal, dá início no próximo dia 28 de novembro.

O grande espetáculo, intitulado “Diferentes Vozes: Por uma Vida Digna para Todos”, agendado para as 10 horas, incluirá apresentações da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, da Cercigui, do CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira. 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro, inclui um programa das comemorações que, em Guimarães, decorrerá de 28 de novembro a 14 de dezembro, com um conjunto variado de iniciativas de carácter desportivo e cultural e atividades de cidadania, tendo por objetivo mobilizar a comunidade para os direitos das pessoas com deficiência. As comemorações iniciam-se com atividades de Boccia, debates e ações de sensibilização nas Escolas EB 2,3 João de Meira, Abação, Caldas das Taipas e Centro Escolar de Candoso S. Martinho, prosseguindo até ao dia 06 de dezembro.

«A formação profissional é fundamental para desenvolver competências de autonomia, seja qual for o grau de deficiência», considerou Domingos Bragança, Presidente do Município, durante a sessão de apresentação do programa, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão. «O espaço público não pode ter barreiras arquitetónicas. A beleza perde-se, se não houver inclusão! Temos de ter, também, espaços públicos de lazer adaptados para crianças com deficiência», referiu, enquanto Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da Autarquia, também destacou a «importância do desenvolvimento sustentável».

Pregão e largada de pombos

Em representação das instituições que fazem parte do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, Carina Guise, psicóloga da Cercigui, agradeceu a disponibilidade do Município. «Diariamente, a Câmara colabora com instituições que têm por objetivo prestar a melhor qualidade de vida aos nossos clientes», ressalvou. Já em representação individual, Sara Coutinho, que se movimenta numa cadeira de rodas há 16 anos, na sequência de uma queda que lhe provocou um traumatismo vertebral medular, manifestou o seu contentamento pela «abertura da Autarquia em realizar um trabalho de inclusão e de compreensão para que toda a gente possa fazer parte da comunidade vimaranense».

Ainda no âmbito do programa, no dia 04 de dezembro, crianças e jovens das instituições e das escolas participantes acompanharão os jogadores de futebol na entrada no relvado no jogo entre o Vitória Sport Clube e o Grupo Desportivo de Chaves. As comemorações prosseguem no dia 07 de Dezembro, pelas 10:30 horas, com a 4ª edição da Caminhada Inclusiva, que partirá do Paço dos Duques de Bragança em direção ao Largo Martins Sarmento, Rua Serpa Pinto, Av. Alberto Sampaio (Muralha), Alameda S. Dâmaso, Largo do Toural, Rua de Santo António, Largo dos Laranjais e Largo Cónego José Maria Gomes. Na chegada ao edifício da Câmara Municipal, será lido o Pregão e efetuada uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Guimarães.