Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES APRESENTA ECOVIA

A Sessão pública de apresentação da Ecovia de Guimarães - Plano de Ação de promoção da bicicleta tem lugar no dia 18 de abril, no Laboratório da Paisagem

Município aposta em novas formas de mobilidade. Primeira apresentação da “Ecovia de Guimarães” tem por objetivo envolver no processo todos os vimaranenses.

Ecovia_Guimaraes

A Câmara Municipal vai promover uma sessão pública de apresentação do programa preliminar da “Ecovia de Guimarães e do Plano de Ação de promoção da bicicleta” em Guimarães, aberta a toda a população, no dia 18 de abril, às 15:30 horas, no Laboratório da Paisagem.

O Município de Guimarães está muito empenhado em fomentar novas formas de mobilidade “mais amigas do ambiente e do território”, onde o uso da bicicleta será uma opção válida e central na construção desta mobilidade dita “de modos suaves”. A apresentação deste programa preliminar, que está a ser elaborado pelos serviços técnicos municipais, versará nos seus pressupostos e objetivos a proposta da rede geral de percursos e do traçado dos troços pedocicláveis de suporte da rede e os seus perfis tipo.

Complementarmente, a Autarquia abordará o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e apresentará um primeiro esboço do “Plano de Ação” de promoção da bicicleta em Guimarães, como veículo de transporte, lazer, trabalho, de viagens circunstanciais e contributivo de um ambiente urbano mais qualificado.

É de assinalar que, deste plano de ação, a “Ecovia de Guimarães” é um projeto emblemático e estruturante na construção de um novo nível de exigência para consolidar o estatuto de Guimarães como uma cidade de excelência.

Com esta sessão, que contará com a presença do Presidente do Município, pretende-se dar nota pública do trabalho desenvolvido e promover a partilha, com todos os vimaranenses interessados, das intenções, da visão e do trabalho feito, chamando a participar, e envolver, a população no processo, assinalando a importância do envolvimento desta mesma população no processo e o impacto do mesmo no território.