Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MINHO E CLUBE DE GASTRONOMIA DE PONTE DE LIMA JUNTARAM EM LOURES MINHOTOS E LOURENSES NUMA GRANDIOSA JORNADA GASTRONÓMICA DO SARRABULHO À MODA DE PONTE DE LIMA

Foram muitos os minhotos e lourenses que hoje acorreram ao salão dos Bombeiros Voluntários de Loures para confraternizar no âmbito da Jornada Gastronómica do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima – uma iniciativa conjunta do Grupo Folclórico Verde Minho e do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima que foi também uma grandiosa jornada regionalista limiana.

DSC00096.JPG

O Sarrabulho à moda de Ponte de Lima foi confecionado sob a batuta do Chef Paulo Santos, reuniu no Salão dos Bombeiros Voluntários de Loures 220 pessoas. O sarrabulho limiano constitui uma iguaria da nossa cozinha tradicional cada vez mais apreciada e um verdadeiro cartão-de-visita da vila limiana a atrair sempre maior número de visitantes.

sarrabulho teotonio 7966.jpg

Teotónio Gonçalves, Director do Grupo Folclórico Verde Minho, na abertura da Jornada Gastronómica (Foto: Artur Lucena, “Loures-Odivelas-Magazine)

IMG_0964vf.JPG

Engº Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima (Foto: Artur Lucena, “Loures-Odivelas-Magazine)

Esta Jornada Gastronómica a promover o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima contou com a presença do engº Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima que presidiu ao evento, fazendo-se acompanhar da espôsa e filho.

Por motivos de saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Ricardo Leão fez-se representar pela Vice-Presidente da autarquia, Drª Sónia Paixão.

O deputado da Assembleia Municipal de Lisboa e seu Assessor Jurídico, Dr. José Inácio Faria, o Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Dr. António Pombinho e o Chefe dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e membro do Clube de Castronomia de Ponte de Lima, sr Armando Melo, também participaram na iniciativa. Refira-se, a propósito, que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Loures onde se realizou esta Jornada Gastronómica é geminada com a corporação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

A festa começou com a transmissão do Hino de Ponte de Lima, baseado no poema de António Feijó musicado pelo Tenente-coronel Amílcar Morais.

As conversas e os discursos proferidos giraram em torno do desenvolvimento de possíveis parcerias entre os municípios de Loures e Ponte de Lima nomeadamente na promoção dos vinhos arintos dos dois concelhos que possuem afinidades históricas como muito bem desenvolveu o Comendador Tito Morais.

A revista “Loures – Odivelas – Magazine” cujo director, sr. Artur Lucena é já presença habitual nas iniciativas levadas a efeito pelo Grupo Folclórico Verde Minho, prepara a publicação de uma reportagem ilustrada com a qualidade gráfica que sempre a caracteriza.

Entretanto, o Grupo Folclórico Verde Minho prepara a realização do Almoço do Pica-no-Chão à moda de Vila Verde para o próximo dia 15 de Maio, a ter lugar no refeitório da Câmara Municipal de Loures.

bmsarrabulholoures2022 (10).JPG

bmsarrabulholoures2022 (11).JPG

bmsarrabulholoures2022 (12).JPG

bmsarrabulholoures2022 (13).JPG

bmsarrabulholoures2022 (15).JPG

bmsarrabulholoures2022 (16).JPG

bmsarrabulholoures2022 (17).JPG

bmsarrabulholoures2022 (18).JPG

bmsarrabulholoures2022 (19).JPG

bmsarrabulholoures2022 (20).JPG

bmsarrabulholoures2022 (1).JPG

bmsarrabulholoures2022 (2).JPG

bmsarrabulholoures2022 (3).JPG

bmsarrabulholoures2022 (4).JPG

bmsarrabulholoures2022 (5).JPG

bmsarrabulholoures2022 (6).JPG

bmsarrabulholoures2022 (7).JPG

bmsarrabulholoures2022 (8).JPG

bmsarrabulholoures2022 (9).JPG