GRUPO FOLCLÓRICO VERDE MINHO E CLUBE DE GASTRONOMIA DE PONTE DE LIMA JUNTARAM EM LOURES MINHOTOS E LOURENSES NUMA GRANDIOSA JORNADA GASTRONÓMICA DO SARRABULHO À MODA DE PONTE DE LIMA
Foram muitos os minhotos e lourenses que hoje acorreram ao salão dos Bombeiros Voluntários de Loures para confraternizar no âmbito da Jornada Gastronómica do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima – uma iniciativa conjunta do Grupo Folclórico Verde Minho e do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima que foi também uma grandiosa jornada regionalista limiana.
O Sarrabulho à moda de Ponte de Lima foi confecionado sob a batuta do Chef Paulo Santos, reuniu no Salão dos Bombeiros Voluntários de Loures 220 pessoas. O sarrabulho limiano constitui uma iguaria da nossa cozinha tradicional cada vez mais apreciada e um verdadeiro cartão-de-visita da vila limiana a atrair sempre maior número de visitantes.
Teotónio Gonçalves, Director do Grupo Folclórico Verde Minho, na abertura da Jornada Gastronómica (Foto: Artur Lucena, “Loures-Odivelas-Magazine)
Engº Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima (Foto: Artur Lucena, “Loures-Odivelas-Magazine)
Esta Jornada Gastronómica a promover o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima contou com a presença do engº Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima que presidiu ao evento, fazendo-se acompanhar da espôsa e filho.
Por motivos de saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Ricardo Leão fez-se representar pela Vice-Presidente da autarquia, Drª Sónia Paixão.
O deputado da Assembleia Municipal de Lisboa e seu Assessor Jurídico, Dr. José Inácio Faria, o Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Dr. António Pombinho e o Chefe dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e membro do Clube de Castronomia de Ponte de Lima, sr Armando Melo, também participaram na iniciativa. Refira-se, a propósito, que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Loures onde se realizou esta Jornada Gastronómica é geminada com a corporação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
A festa começou com a transmissão do Hino de Ponte de Lima, baseado no poema de António Feijó musicado pelo Tenente-coronel Amílcar Morais.
As conversas e os discursos proferidos giraram em torno do desenvolvimento de possíveis parcerias entre os municípios de Loures e Ponte de Lima nomeadamente na promoção dos vinhos arintos dos dois concelhos que possuem afinidades históricas como muito bem desenvolveu o Comendador Tito Morais.
A revista “Loures – Odivelas – Magazine” cujo director, sr. Artur Lucena é já presença habitual nas iniciativas levadas a efeito pelo Grupo Folclórico Verde Minho, prepara a publicação de uma reportagem ilustrada com a qualidade gráfica que sempre a caracteriza.
Entretanto, o Grupo Folclórico Verde Minho prepara a realização do Almoço do Pica-no-Chão à moda de Vila Verde para o próximo dia 15 de Maio, a ter lugar no refeitório da Câmara Municipal de Loures.