Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO DE TEATRO CELORICENSE APRESENTA “TERRA FIRME”

Em Celorico de Basto, o GTC apresentou “Terra Firme” de Miguel Torga, no dia 8 de julho, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com a casa cheia.

_DSC7376.jpg

“Como é agradável sentir que o teatro em Celorico de Basto já conta com cerca de 50 alunos, todos eles tão dedicados a esta arte. Apoiamos na formação e sinto que foi uma aposta ganha, os resultados estão à vista e são muito positivos” disse o vereador da Cultura do Município de Celorico de Basto, presente na apresentação da peça.

A peça foi apresentada pela turma de adultos do 1º ano e mostrou a qualidade do trabalho que tem vindo a ser feito. “Nota-se muito trabalho da parte dos atores e do encenador para apresentar um grande espetáculo a todos os presentes. O GTC está a aprimorar-se para tornar os seus espetáculos cada vez mais atrativos e de qualidade. Queremos que o teatro seja uma realidade cada vez mais enraizada no concelho” disse a presidente do GTC, Maria José Santos.

A peça conta a história do tio António e da tia Guilhermina, velhos camponeses agarrados à terra, que sofrem por o filho ter escolhido a vida de marinheiro, em vez de ter ficado na terra a cuidar dos terrenos dos pais. A peça decorre em volta desta história e da alegria de um povo que se diverte e mantém vivas as tradições populares associadas ao Natal, aos Reis, ao Carnaval e à Páscoa.

“Terra Firme” apresentou uma inovação relativamente a outras peças apresentadas, teve música ao vivo.

Esta peça foi o culminar de um ano de formação. O GTC voltará aos palcos em breve para reposição das peças apresentadas.

_DSC7416.jpg

_DSC7507.jpg

_DSC7519.jpg

_DSC7561.jpg