Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GERÊS ACOLHEU A APRESENTAÇÃO DA “REDE DE GUARDIÃS DA NATUREZA”

05 (5).jpg

No dia 21 de março, o Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, foi palco da sessão de apresentação da Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural. Esta iniciativa da Business as Nature pretende criar uma rede de mulheres capazes de identificar, coordenar e dinamizar projetos de intervenção no meio rural, com especial enfoque em áreas protegidas. O objetivo é promover a regeneração dos ecossistemas, a valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma economia de baixo carbono e resiliente às alterações climáticas.

A sessão foi aberta pelo vereador António Cunha, que destacou as preocupações ambientais associadas ao consumismo, à escassez de recursos e ao impacto da transição energética. Sublinhou ainda o papel histórico das mulheres no mundo rural e a sua importância na preservação dos habitats, ecossistemas e identidade cultural.

O evento contou também com intervenções de Jorge Dias (ICNF) e Júlio Marques (Associação da Vezeira de Fafião). Seguiu-se uma apresentação sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, feita por Cristina Machado, e, por fim, Susana Viseu, da Business as Nature, explicou os detalhes do projeto, destacando que o objetivo sempre presente é a fixação de pessoas nas áreas protegidas, condição indispensável para a proteção das mesmas”.

A sessão encerrou com uma mesa-redonda, moderada por António Cunha, onde foram apresentados quatro projetos alinhados com esta iniciativa, reforçando o papel das mulheres na dinamização do mundo rural e na preservação ambiental desta região protegida.

A apresentação da Rede de Guardiãs da Natureza marcou um passo importante na valorização do papel das mulheres na sustentabilidade do meio rural e na proteção das áreas naturais. A iniciativa reforça a necessidade de um compromisso coletivo para preservar a biodiversidade e impulsionar uma economia mais equilibrada e resiliente. Com o envolvimento ativo da comunidade e das instituições, este projeto promete gerar um impacto positivo no Parque Nacional da Peneda-Gerês e noutras regiões protegidas, promovendo um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.

01 (10).jpg

02 (10).jpg

03 (9).jpg

04 (9).jpg

06 (5).jpg

20250321_162021.jpg

20250321_171751.jpg

WhatsApp Image 2025-03-21 at 21.45.16.jpeg