Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FUNDAÇÃO ANTÓNIO JOAQUIM GOMES DA CUNHA DINAMIZA PLANO DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PORTUGAL INOVAÇÃO SOCIAL

A Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, com o apoio da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, irá dinamizar um Plano de Capacitação para criação de um Ginásio Terapêutico de Reabilitação, com Terapias Holísticas e Medicinais. Esta iniciativa conta com o apoio do Programa Portugal Inovação Social, POISE, Portugal 2020 e União Europeia (Fundo Social Europeu).

20190510_152959 (1).jpg

Com a implementação do Plano de Capacitação pretende-se dar resposta a um problema social, em concreto o desemprego e as dificuldades de inserção em pessoas com deficiência/incapacidade seja ela física, deficiência mental, de duplo diagnóstico (deficiência mental associada à doença mental) e outras do foro mental, com maior impacto social e melhor custo de oportunidade dos recursos utilizados. Pretende-se, ainda, melhorar as competências organizativas e de gestão da Fundação, necessárias ao desenvolvimento do Ginásio Terapêutico, colmatando lacunas e preparando a Iniciativa para atrair e aplicar investimento social.

A inserção deste publico alvo, acima referido, será concretizável através de formação ao nível pessoal, social e profissional, de forma a serem integrados na vida ativa, através de Medidas de Reabilitação e Inserção do IEFP, que constitui também um dos desideratos do projeto em questão.

Neste enquadramento, através de uma intervenção estruturada e multidisciplinar, pretende-se alavancar a criação de valor partilhado, com o apoio do investidor social, promovendo a avaliação do impacto social, como condição para o investimento.

O Plano de Capacitação é composto por cinco etapas: realização de uma análise económica do modelo de negócio do Ginásio Terapêutico; desenho de uma análise estratégica; definição de um plano de comunicação; realização de ações de formação para capacitação dos recursos humanos e elaboração de um sistema de informação.

Estas fases antecedem a criação do Ginásio Terapêutico de Reabilitação, com Terapias Holísticas e Medicinais, sendo que a constituição desta Iniciativa dependerá dos resultados obtidos ao longo do Plano de Capacitação.