Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FORNO COMUNITÁRIO (ROTA DO PÃO) – RIBA DE ÂNCORA CONTINUA A SER A ESCOLHA DOS RIBA ANCORENSES

Encontros de participação continuam quarta-feira em Argela

A população de Caminha continua a decidir os projetos que quer para o concelho nos encontros de participação que estão a decorrer. Ontem foi a vez da população de Riba de Âncora, Âncora e Vile se pronunciar e escolher mais três propostas. Os encontros de participação continuam já amanhã em Argela.

EP riba de ancora 2016 (1).jpg

No encontro de participação que decorreu ontem ao final da tarde estiveram presentes 20 pessoas, formando 4 grupos. Os proponentes apresentaram, no conjunto das mesas, 10 propostas, tendo sido selecionadas em plenário apenas 6.

As propostas segundo a ordem de votação são as seguintes: Forno comunitário (rota do Pão) – Riba de Âncora (13); Aquisição de máquina retroescavadora – Riba de Âncora (7); Aquisição de camião com grua – Riba de Âncora (6); Avenida da Igreja – (Riba de Âncora) (5); Caminho das Fontainhas (pavimentação) – Riba de Âncora (5) e Requalificação do Jardim de Infância de Stª Maria de Âncora – Âncora (4).

É de realçar que os riba ancorenses, à semelhança da I edição, continuam a escolher a criação do Forno comunitário (Rota do Pão) como primeira opção. Assim, as propostas mais votadas e que agora serão submetidas à apreciação por parte de técnicos do Município de Caminha são: Forno comunitário (Rota do Pão) – Riba de Âncora, Aquisição de máquina retroescavadora – Riba de Âncora e Aquisição de camião com grua – Riba de Âncora.

O OP de 2016 conta 12 propostas apuradas. Estas novas propostas vêm juntar-se às escolhidas nos encontros anteriores e que decorreram em Moledo e Vila Praia de Âncora: Requalificação dos Estaleiros do Quintas; Execução do arranjo do Cais da Rua, Sul em Caminha; Requalificação da Rua D. Urraca em Vilarelho; Recuperação do moinho de Vento/Carvoeiro em Moledo; Pavimentação do Estradão do Montanhão entre Cristelo e Vilarelho; Requalificação da Rua 13 de Fevereiro; Recuperação do Monte Calvário – Vila Praia de Âncora; Acesso para ambulância e veículos dos Bombeiros na Rua da Erva Verde e Homenagem às Crianças (Praia das Crianças).

O próximo Encontro de Participação é já amanhã, dia 15 de junho, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia de Argela. É de salientar que o encontro de participação do dia 22 de junho foi alterado para o dia 23, à mesma e hora e no mesmo local, isto é, no Centro Cultural de Orbacém, pelas 18 horas.

O Orçamento Participativo de Caminha é uma forma de participação cidadã e de reforço da Democracia Local. Através dele as pessoas escolhem o que querem fazer com o dinheiro dos seus impostos, designadamente com o montante pago em termos de participação variável da autarquia no IRS. Esta II edição do OP comtempla uma verba de 195 mil euros e cada projeto não poderá ultrapassar os 65 mil euros.

EP riba de ancora 2016 (2).jpg

EP riba de ancora 2016 (3).jpg