Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FOLKLOURES DÁ PRIMAZIA AO ARTESANATO TRADICIONAL

FolkLoures’19 canta de galo à moda de Barcelos

O Galo de Barcelos vai constituir a principal lembrança que o Grupo Folclórico Verde Minho oferecerá aos participantes na edição deste ano do FolkLoures. Tta-se de uma peça que saiu directamente das mãos da conceituada ceramista barcelense Júlia Côta para a organização do FolkLoures.

IMG_9165.JPG

Ciente da sua responsabilidade no que à divulgação do folclore diz respeito, incluindo o artesanato tradicional, o Grupo Folcórico Verde Minho não deixa os seus créditos por mãos alheias.

O folclore não se restringe à representação do traje, das danças e cantares do povo de antigamente. Ele também abrange outras manifestações da sabedoria popular, inclusive o artesanato, porventura a que melhor caracteriza o talento artístico e desenvolvimento psíquico do povo.

Numa altura em que as peças em acrílico e outros materiais recentes, não raras as vezes produzidas através de meios informáticos ou industriais, se tornaram escolha habitual das organizações de vários festivais de folclore, a preferência do artesanato tradicional por parte da organização do FolkLoures é um exemplo a seguir!

IMG_9164.JPGDSCF4734.JPG