FILME “MÃOS NO FOGO” ESTREIA HOJE EM BRAGA COM ATRIZ DE PONTE DE LIMA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
Duas salas de cinema de Braga apresentam esta noite de quinta-feira 3 de Outubro, a estreia nacional do filme – Mãos no Fogo – uma produção de Margarida Gil, fita essa que representou Portugal no Berlinate.
Com cerca de uma hora de duração, o trabalho cinematográfico conta com a participação de Sara Santos, filha do conhecido Chef de Cozinha Paulo Santos e esposa Mafalda Trigueiro Santos, estabelecidos em S. Pedro de Arcos, Ponte de Lima.
De acordo com a produtora, o filme resume-se da seguinte forma: Maria do Mar, jovem estudante de cinema, está a acabar um documentário sobre os velhos solares do Douro que servirá para sustentar a sua tese sobre o Real no Cinema. Mar tem uma confiança ilimitada no “visível” e a sua candura, a par da sua ingenuidade, também a inclinam para ver o lado bom das coisas e o que há de genuíno nas pessoas e seus costumes. Contudo, depressa se apercebe que o que se vive dentro daquela mansão não é assim tão inocente”.
Ainda segundo a produtora, este é um filme onde “ somos introduzidos aos restantes habitantes da casa: Céu (Adelaide Teixeira), a cozinheira, Gracinha (Sara Santos), a vizinha que é aprendiz de culinária de Céu, e o seu pai, Manoel (Ricardo Aibéo), que aparenta ter traços abusivos e quer afastar a filha da casa que denomina como “Casa dos Horrores”. Maria do Mar …enquanto entrevista as pessoas que habitam na casa, vai desvendando segredos que se esforçam por manter escondidos.”
A película contém filmagens que decorreram em Ponte de Lima, nomeadamente na Casa do Outeiro na freguesia de Arcozelo, e paisagens de Estorãos.