Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTIVAL "VisitPortugal DESCOBRE O TEU INTERIOR" COMEÇA AMANHÃ E DURA ATÉ 10 DE ABRIL

“VisitPortugal Descobre o Teu Interior” - o novo festival anual que vai pôr o país a falar do interior

O festival que começa amanhã, 8 de abril, e tem lugar até 10 de abril, é uma ideia da plataforma Gerador, com o apoio institucional do Turismo de Portugal

Num momento em que o interior do país tem sido mais procurado pelos portugueses, a oportunidade de voltar a falar, debater e discutir o interior do país é ainda mais relevante. O festival digital “VisitPortugal Descobre o Teu Interior” tem lugar ao longo de três dias e concretiza-se com um conjunto de palcos e um reconhecido painel de personalidades da sociedade portuguesa, da política à cultura, que se juntam para debater o estado do interior do país e refletir sobre o seu futuro.

unnamedfestivalinterior.jpg

No palco principal VisitPortugal, a programação abre no dia 8 de abril, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que dá início ao primeiro painel do Festival, dedicado à internacionalização do interior como destino turístico. Segue-se um debate entre o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o CEO da agência Partners, Tomás Froes, sobre como aumentar a notoriedade dos territórios do interior a nível internacional, com consequência na captação de turistas estrangeiros. No final, um conjunto de pequenas entrevistas irão revelar o testemunho de quem decidiu mudar-se para Portugal e desenvolver a sua atividade ou criar negócios turísticos com base no interior do país. 

No segundo dia, a 9 de abril, o programa foca-se na discussão do estado atual do interior e as consequências deixadas pela pandemia, e conta com oradores como Adolfo Mesquita Nunes, Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, João Teixeira Lopes, Joana Mortágua, Rui Horta, Magda Henriques e Tiago Pereira.

No último dia, a 10 de abril, serão debatidos temas como o turismo interno, a cultura, a educação, a sustentabilidade e o futuro do interior do país, contando com a presença de Cristina Siza Vieira, da AHP, Dalila Dias, das Aldeias Históricas, Francisco Ferreira, da ZERO, Carlos Miguel, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Margarida Pinto Correia, Afonso Cruz, a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, ou o pedagogo e fundador da Escola da Ponte, José Pacheco.

O festival será totalmente digital em 2021 e nos próximos anos a componente online continuará a ser significativa, já que se pretende que todo o país possa participar neste debate relevante. A transmissão do festival será feita através do site gerador.eu.

Segundo Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, o apoio a esta iniciativa ultrapassa o próprio Festival e insere-se na Estratégia do Turismo 2027 que define a dispersão do Turismo pelo território como um dos eixos de atuação das políticas públicas: “esta iniciativa do Gerador irá permitir a discussão e a reflexão sobre o potencial do interior, sobretudo nesta altura que todos esperamos seja de retoma, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento destes territórios” 

Segundo Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador, “Este é um importante passo na estratégia de continuamente falarmos do interior de Portugal como um dos pilares da nossa atividade. Algo que se vai notar, para além do festival, nas vertentes editorial e educacional já nos próximos meses.”

Este projeto estende-se a outras dimensões para além do Festival, nomeadamente através da produção de conteúdos regulares, da capacitação de agentes turísticos e da produção de conhecimento específico através de estudos de mercado.

Para além do palco principal VisitPortugal, o festival conta ainda com palcos virtuais que receberão a programação paralela, como o Palco Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com curadoria de Tiago Pereira, um palco dedicado ao cinema português, com curadoria da Academia Portuguesa de Cinema e, ainda, pavilhões com programação dos municípios parceiros do festival, como a Câmara Municipal de Mértola e da Guarda ou, até, uma sala de convívio, um bar e uma loja onde será possível participar num conjunto de experiências virtuais originais. 

Os bilhetes para o festival estão à venda no site do Gerador. É possível comprar um passe de 3 dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros para os residentes nos municípios parceiros do festival e Sócios Gerador. Todos os conteúdos vão ficar disponíveis para consulta, até ao fim do ano, para os detentores de bilhetes.

Link para o Festival

Sobre o Gerador

O Gerador é uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. Mais informações em gerador.eu 

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

Info: turismodeportugal.pt