Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DOS REIS ENCERRA PROGRAMAÇÃO DA VALENÇA CIDADE PRESÉPIO

A cidade de Valença celebra a Festa dos Reis, domingo, 4 de janeiro, na Fortaleza, com presépio vivo, cavalgata, mostra coletiva de presépios e o programa Somos Portugal da TVI. A Festa dos Reis encerra a programação da Valença Cidade Presépio que durante mais de um mês proporcionou um amplo programa de animação.

A cavalgata com os três Reis Magos percorrerá a Fortaleza, com 60 figurantes de época, com saída das Portas da Coroada, terminando na Capela do Bom Jesus com as oferendas ao menino.

No Largo do Bom Jesus, na Fortaleza, o Presépio Vivo recriará uma aldeia da Palestina, com as artes e os ofícios tradicionais. Uma recriação com a participação de cerca de 50 figurantes que contará com a colaboração do Grupo de Catequese de Verdoejo e de várias coletividades do concelho.

No Campo de Marte a Feira dos Produtos do Campo apresentará os vinhos, a doçaria, os pratos tradicionais, os produtos da horta e o artesanato tradicional de Valença.

A Festa dos Reis de Valença completa-se com o programa especial Somos Portugal da TVI, emitido em direto de Valença, entre as 14h e as 20h00. Artistas de renome nacional vão passar pelo palco da Festa dos Reis de Valença, assim como um conjunto de reportagens promocionais da cidade que mostrarão as riquezas patrimoniais, paisagísticas e gastronómicas da cidade. O programa será apresentado por Leonor Poeiras, Nuno Eiró e Mónica Jardim.

Valença Cidade Presépio proporcionou, durante mais de um mês, uma mostra coletiva de presépios, com destaque para o presépio de madeira com 4 toneladas, sons e luzes natalícias, concertos, muita animação de rua e a promoção do comércio tradicional com o concurso Compras de Natal. Em breve serão conhecidos os felizes contemplados com vouchers de compras no comércio tradicional de Valença.