Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DOS REIS DE VALENÇA FOI O PROGRAMA MAIS VISTO DA TELEVISÃO EM PORTUGAL

Valença marcou o top nacional de audiências de tv no passado domingo, 3 de janeiro, com o programa “Somos Portugal” da TVI, com a Festa dos Reis a bater recordes de audiências.

As audiências do dia registaram 1 milhão e 800 mil portugueses a seguir a emissão da Festa dos Reis de Valença, colocando o programa da cidade valenciana como o programa mais visto do dia 3 de janeiro das televisões portuguesas.

1 Milhão e 800 mil espectadores acompanharam Valença e a sua oferta cultural e patrimonial, através da TVI, sendo sinal, também, da sua riqueza e valor dos eventos que a cidade promove ao longo do ano. Números que se associam aos mais de 2 milhões de visitantes, registados pelos sistemas de contagem na Fortaleza. Números que atestam que Valença está na moda e cada vez atrai um número crescente de turistas.

A TVI abriu o ano, do programa “Somos Portugal”, como é habitual, a partir de Valença com seis horas de emissão dedicadas à Festa dos Reis e ao concelho.

A cavalgata com os três Reis Magos e os figurantes de época, com saída das Portas da Coroada e a Natividade na Capela do Bom Jesus com um presépio vivo foram alguns dos pontos altos da emissão. Os grupos de janeiras de São Pedro da Torre, Friestas e Valença, o comércio tradicional, os despiques de concertinas, o artesanato de Valença, os vinhos, os frutos vermelhos, a doçaria e a gastronomia tradicional, com referência especial para o bacalhau deram a conhecer Valença pelos quatro cantos do mundo. Os presépios, os Caminhos de Santiago, a Fortaleza e a dinâmica desportiva de Valença e da Eurocidade agarraram os telespectadores ao ecrã ao longo de 6 horas de emissão.

O programa especial da Festa dos Reis do “Somos Portugal” da TVI proporcionou a Valença uma oportunidade ímpar promocional dos principais fatores de atratividade turística da cidade.