Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DO SARRABULHO JUNTA MAIS DE MEIO MILHAR DE PESSOAS EM VILA VERDE

Coucieiro: Mais de 700 visitantes e 370 litros de papas na Festa do Sarrabulho de porco caseiro

A freguesia de Coucieiro foi inundada por um autêntico mar de gente durante o passado fim-de-semana, 19 e 20 de novembro. Mais de 700 comensais que se deslocaram a terras de D. Sapo para se deliciarem com um dos mais afamados e apreciados pratos da gastronomia regional. A iniciativa voltou a ser um êxito absoluto. No total, foram fabricados mais de 370 litros de papas de sarrabulho de porco caseiro, um pitéu que, como manda a boa tradição do Minho, se serve acompanhado com rojões, farinhotes, tripas e vinho verde.

couceirvilavvv (6).JPG

O sábado (19 de novembro) foi dedicado inteiramente à gastronomia minhota. Pouco passava do meio-dia quando começaram a sair as primeiras papas de sarrabulho, confecionadas com mestria pelas mãos experientes das cozinheiras locais. Ao almoço contavam-se já vários visitantes de todo o distrito de Braga, da região do Porto e do Alto Minho, uma afluência forte que deixava antever uma enchente ao serão. E assim foi. As iguarias regionais foram as estrelas maiores do evento, mas a organização colocou ainda à disposição dos visitantes várias carnes grelhadas na brasa, garantindo soluções para (quase) todos os gostos. No dia seguinte, o principal destaque vai para as atividades vespertinas, com uma iniciativa de angariação de fundos a que se seguiu um magusto tradicional.

Promover a tradição, a cultura e o território

O presidente da Junta de Freguesia de Coucieiro não escondeu a satisfação pelo êxito da iniciativa. José Pimentel Silva avançou que passaram pelo local mais de 700 visitantes e foram vendidos 370 litros de papas de sarrabulho. Números que não destoam dos de anos anteriores, com uma ligeira subida ao nível das vendas para fora. O autarca local revelou ainda que este ano a receita angariada reverte a favor das festividades em honra de S. João Baptista e das obras de requalificação do salão paroquial. José Pimentel Silva prosseguiu recordando que o evento surgiu com o intuito de preservar a tradição e promover a cultura local. “Antigamente, a maioria das casas tinha um porco e podia apreciar estas iguarias. Hoje, procuramos recriar esses momentos e reavivar esta tradição”, afirmou, acrescentando que a festa se assume também como um palco privilegiado de encontros de amigos e convívio fraterno.

Fomentar a união na comunidade

A Festa do Sarrabulho de porco caseiro conta, direta e indiretamente, com a participação de mais de 50 voluntários, que de forma abnegada e altruísta, trabalham com determinação e afinco para valorizar a tradição da terra que os viu nascer. “O espírito de união que se forma entre a comunidade é muito importante. Estas iniciativas permitem estreitar laços e promover o convívio”, concluiu o presidente da Junta de Freguesia de Coucieiro. A Festa do Sarrabulho de porco caseiro resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de São João Baptista. O evento insere-se na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em perto de 40 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.

couceirvilavvv.JPG

couceirvilavvv (3).JPG

couceirvilavvv (4).JPG

couceirvilavvv (5).JPG