Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FESTA DO MAR E DA SARDINHA EM VILA PRAIA DE ÂNCORA ENCERRA COM BALANÇO POSITIVO

A Festa do Mar e da Sardinha fechou ontem portas ao som dos grupos Alpaca, Fuga e Metacarpus. A mostra de produtos, a gastronomia, com destaque para a sardinha, a animação e as exposições fizeram com que esta edição do certame superasse as expetativas, nomeadamente a nível do número de visitantes.

festa do mar (1)

Este evento relacionado com o Mar, cujo objetivo foi valorizar o potencial turístico do património marítimo, encerrou com um balanço francamente positivo: foram consumidas 2 toneladas de sardinhas, segundo informações confirmadas pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora; o número de visitantes superou todas as edições anteriores; os showcookings revelaram-se verdadeiros polos de atração e o cartaz de animação também contribuiu para este balanço, nomeadamente o grupo Sons do Minho.

A gastronomia foi, efetivamente, o grande polo de atração da Festa do Mar e da Sardinha. Para além das duas toneladas de sardinha consumidas, o marisco e outras variedades de peixe também foram muito procurados.

É de salientar que a exposição “As raízes da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora” atraiu muitos curiosos e conseguiu suscitar o interesse de várias pessoas.

festa do mar (2)

Para além da gastronomia, a animação foi também um chamariz de visitantes. O ponto alto foi a atuação dos Sons do Minho. No entanto, os restantes grupos também contribuíram para o sucesso desta edição, com destaque para os Metacarpus, os Alpaca, o projeto “Fuga”, o Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d’Arga, a Academia de Música Fernandes Fão, a Associação Vira a Bombar, o Grupo de Bombos S. Gonçalo de Dem, o Grupo de Bombos de Gondar, o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Cantares Tradicionais da SIRA, Grupo Juvenil de Dem e Cantares Tradicionais de Orbacém.

A Festa do Mar e da Sardinha deu início ao “Verão 5 Estrelas” que a Câmara Municipal está a promover nos meses de julho e agosto. A próxima estrela é Viagens à Terra Nova que arranca já quarta-feira.

festa do mar (3)