FERNANDO FERREIRA ANUNCIA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS
Caros Amigos,
Após uma aturada e muito serena análise, tenho-vos a informar que decidi encabeçar uma lista candidata aos Órgãos Sociais da Federação do Folclore Português (FFP), para o triénio 2017/2019.
É uma decisão muito ponderada, tomada em consciência, e levando em consideração dois factores que foram cruciais nesta tomada de posição: o momento actual do movimento folclórico nacional, e em especial da FFP, e a enorme vaga de fundo de apoio e mobilização que se gerou após a minha Carta Aberta ao movimento do passado dia 3 de Novembro.
Neste sentido, formalizei ontem, dia 10 de Novembro, perante o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral a minha candidatura a Presidente da Direcção da FFP. Nesta candidatura acompanham-me o Dr. Paulo Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mortágua e elemento do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, que encabeça a candidatura a Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e o Sr. Fernando Monteiro, Presidente do Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães), que encabeça a candidatura a Presidente do Conselho Fiscal.
Amigos, a hora é de trabalho para a apresentação de ideias. É nisso que estamos a trabalhar e é isso que faremos nos próximos dias: apresentar a nossa equipa completa, apresentar o nosso manifesto eleitoral, e apresentar propostas concretas que visem a dinamização e valorização do movimento folclórico nacional. Duas coisas quero desde já afirmar-vos: em primeiro lugar, esta lista é uma lista de ideias e de projectos que visamos concretizar numa visão projectada de 3 a 6 anos; faremos toda a nossa comunicação de forma elevada, sem vitimizações, sem falsos protagonismos e sem hostilizações a quem quer que seja. Em segundo lugar, esta candidatura e esta lista são inclusivas; quer isto dizer que contamos com Todos aqueles que se revejam, tal como nós nos revemos, numa política de trabalho conjunto pela FFP, pelo Folclore Português e pelo movimento folclórico associativo.
Este e-mail de onde Vos escrevo será o ponto de encontro de Todos aqueles que queiram interagir com esta candidatura. Dúvidas, questões, propostas, sugestões, críticas ou quaisquer outros assuntos que nos queiram fazer chegar, este será o Fórum de interacção por excelência. Façam-nos chegar as Vossas ideias e/ou as vossas angústias neste momento fulcral para o movimento folclórico nacional.
Ninguém ficará sem resposta e, quem sabe, com este trabalho conjunto congregaremos visões e projectos individuais numa grande vaga de mudança conjunta para o Folclore Português.
Acreditem: não descriminaremos nem hostilizaremos ninguém. Nem agora, nem quando ganharmos as eleições do próximo dia 11 de Dezembro. Contudo, e penso ser o mais importante da visão que temos para a FFP, teremos todo o gosto em aceitar, incorporar e trabalhar com protagonistas e ideias que partilhem do mesmo objectivo: um movimento forte e representativo, uma Instituição dinâmica e credível, enfim “Uma Federação maior e melhor. Agora!”.
Com os mais respeitosos cumprimentos, elevada consideração e estima.
Fernando Ferreira