FEIRAS NOVAS DE PONTE DE LIMA COM " CONTAS CERTAS" – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
As Festas do Concelho de Ponte de Lima, edição de 2024 resultaram mais uma vez em “contas certas”, anunciou o Presidente da Direcção da Associação Concelhia das Feiras Novas. O vereador Gonçalo Rodrigues anunciou a boa notícia no decorrer duma reunião final de balanço do megaevento com a comissão de festas e colaboradores , agradecendo a colaboração e envolvimento de todos para o cumprimento do programa, o envolvimento nos festejos e mais um ano da sua execução.
No decorrer do encontro, o líder da instituição salientou ainda que 2025 será o ano de preparação do bicentenário da Festa – Romaria, pois no seguinte comemorar-se-ão os 200 anos da sua fundação ocorrida a 5 de Maio de 1826, por petição dos moradores da vila de Ponte de Lima para uma maior solenidade à celebração em honra de Nossa senhora das Dores, com seu altar na Igreja Matriz.
Com boa execução orçamental num plano concretizando e envolvendo cera de meio milhão de euros de investimento para seis dias de festa e folguedo, as Feiras Novas de Ponte de Lima prosseguem assim uma trajectória positiva, depois de algum tempo de sobressalto financeiro.
Entretanto, com a celebração dos 900 anos da fundação de Ponte de Lima através da Carta de Foral concedida por D. Teresa a 4 de Março de 1125, o município e as Festas associam-se á efeméride! É que, no documento régio a assinalar nove séculos dentro de dois meses, há referência à feira de Ponte, a mais antiga do país, portanto, tal como a vila, também anterior à Nacionalidade E, o mercado rural limiano foi também integrante no motivo para no reinado de D. Pedro IV surgirem as Feiras Novas, as Festas de Setembro, ou a Festa (da Senhora) das Dores como são citadas em vários documentos que conhecemos.