Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FEIJÓS DA SUÉCIA NAS SUAS ORIGENS EM PONTE DE LIMA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS

IMG_0561.jpg

Voltamos hoje com mais uma notícia referente ao roteiro – Nos Passos de António Feijó em Ponte de Lima – elaborado para o acolhimento dos descentes suecos de António Feijó: o bisneto, Tomas, residente em Estocolmo, e o filho ou trineto, Alexander, residente em Gotemburgo.

A viagem cultural ao berço da família em plenas Feiras Novas, a Casa da Anta, na freguesia limiana da Correlhã, rodeada de quinta anexa de seis hectares, foi acompanhada pela Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Oliveira, e seu secretário Jorge. A residência solarenga, ao gosto de meados do seculo XVIII integra a capela dedicada a S. Caetano, fundada em 1686, e foi a residência dos antepassados paternos do poeta, diplomata, e gastrónomo António Joaquim de Castro Feijó (1859-1917).

No templozinho, encostado ao portal e faceando o Caminho (de S. Tiago de Compostela), existe uma janela de balcão, permitindo momentos de oração aos peregrinos que por lá transitavam; na capela seriam  sepultados membros da família, como aconteceu no ano de 1771, pois então foi lá enterrada Maria Madalena, viúva de Manuel Correia Feijó.

A propriedade é hoje pertença dum ramo de Feijós, residentes nos Estados Unidos da América.