FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS FOI CRIADA HÁ 40 ANOS!
Passam no próximo dia 28 de Maio precisamente 40 anos sobre a data da fundação da Federação do Folclore Português (FFP). Trata-se da única entidade em Portugal que procura agregar os grupos folclóricos, sediados no país ou ainda nas comunidades portuguesas no estrangeiro, segundo critérios de rigor e autênticidade na sua representação.
A FFP faz parte do International Union of European and Extra-European Associations.
Como qualquer instituição, a FFP tem vindo ao longo da sua existência a registar sucessivas adaptações às novas realidades, nomeadamente ao nível das relações com os novos meios de comunicação social na área digital. Mas também no que diz respeito à abertura e apoio aos grupos folclóricos que ainda não são federados – efectivos ou aderentes – mas que aspiram a melhorar a sua representatividade.
A FFP possui a sua sede social em Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia, terra de naturalidade de Augusto Gomes dos Santos, seu fundador e primeiro presidente.
Além de Augusto Gomes dos Santos, a FFP teve como presidente Fernando Ferreira da Silva que, em recentes eleições, foi sucedido pelo Dr. Daniel Café, seu actual presidente.
A fim de assinalar o seu 40º aniversário, a FFP usará ao longo deste ano o selo comemorativo que junto reproduzimos.