Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICENSES DEBATEM PROJECTO ESTRATÉGICO PARA A EDUCAÇÃO

Famalicão coloca em discussão pública o projeto estratégico para a educação. Documento está disponível em www.vilanovadefamalicao.org

Está em discussão pública até ao final do mês de novembro o Projeto Estratégico para a Educação proposto pelo município de Vila Nova de Famalicão. O documento com quase uma centena de páginas pode ser consultado no site do município em www.vilanovadefamalicao.org/_regulamentos_municipais_4 ou nas diversas escolas do concelho. Os contributos podem ser enviados para o seguinte e-mail pel@vilanovadefamalicao.org.

AFS_4867.jpg

O Projeto Estratégico Educativo Municipal assume-se como um referencial de gestão estratégica da educação ao nível local, paralelo ao plano de desenvolvimento estratégico, constituindo-se como uma base para o efeito, designadamente a autarquia, as escolas, a sociedade civil, articulando-as com as oportunidades de educação formal, não formal e informal, que são proporcionadas por todas as organizações e espaços do território e da vida adas pessoas e comunidades.

O Projeto resulta de uma metodologia de projeto participativa, suportado em quatro fases distintas – Diagnóstico, Planeamento e Desenho, Implementação e Avaliação- obedecendo cada uma delas a diferentes etapas organizadas de forma sequencial.

Os objetivos gerais passam por reorganizar e requalificar o Parque escolar, adaptando-o às necessidades do território (ampliação, remodelação e reconversão de alguns estabelecimentos de ensino); promover o sucesso educativo tendo por base uma visão holística da Educação; estabelecer uma sólida ligação entre as competências dos trabalhadores e as necessidades das empresas numa lógica de Educação e Formação ao longo da vida; reforçar o domínio da cultura e coesão social do território, garantindo a igualdade de direitos e oportunidades a todos os cidadãos; implementar estratégias que fomentem a Inovação e competitividade e potenciar novas lógicas de cooperação e governança na educação.

No fundo, o Projeto Estratégico Educativo Municipal de Vila Nova de Famalicão assume-se como um documento que expressa a identidade do território e da comunidade enquanto parceiros na construção de Educação inovadora e de caráter local. O modelo participativo que orientou a construção do documento permitiu adequar a organização geral e os objetivos tendo em conta a criação de um município Educador. Este dever ser encarado como uma etapa de planeamento estratégico, como forma de planear o futuro desejado, bem como os meios e estratégias para o alcançar sendo a primeira etapa, a sua definição clara e objetiva.

Depois da discussão pública, o projeto estratégico deverá ser aprovado em Conselho Municipal da Educação, na Reunião de Câmara e na Assembleia Municipal, no início de 2017.