Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO VAI RECEBER O MAIOR TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DA PENÍNSULA IBÉRICA

Medway assina protocolo com Câmara de Famalicão e Infraestruturas de Portugal em cerimónia presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, quarta-feira, 16 de janeiro, pelas 10h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Novo Terminal Ferroviário de Mercadorias vai nascer na zona de Lousado....JPG

A MEDWAY, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, vai assinar na próxima quarta-feira, 16 de janeiro, um protocolo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a IP - Infraestruturas de Portugal, que levará à construção do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, num investimento privado superior a €35 milhões de euros. A cerimónia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h15, e será presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Este novo terminal ferroviário, que irá servir os portos de Leixões e Sines, vem dar resposta à necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de contentores no Norte do país. O terminal, com uma área de 200 000 m2, terá 6 linhas de 750m e uma capacidade para parqueamento de 10 000 TEU, o que equivale a mais de 500 000 movimentos por ano.

A construção do terminal iniciar-se-á assim que o respetivo projeto obtenha as necessárias licenças, prevendo-se a sua conclusão para o início de 2020. Será equipado com as tecnologias mais modernas, ao nível dos melhores terminais do mundo. Para operacionalizar este terminal estima-se a criação de mais de 100 postos de trabalho, diretos e indiretos.