FAMALICÃO REPENSA RIOS E RIBEIRAS
Paulo Cunha abre sessão de “Repensar Rios e Ribeiras”, na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, pelas 9h30, na Casa do Território
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, convida os órgãos de comunicação social para o seminário “Os Nossos Rios – Repensar Rios e Ribeiras”, que vai decorrer na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, a partir das 9h30, na Casa do Território, no Parque da Devesa.
Na iniciativa serão apresentados os resultados da candidatura ao Fundo Ambiental “Estratégia Nacional Educação Ambiental 2020 (ENEA) –- Educação Ambiental + Sustentada: Repensar Rios e Ribeiras”, que incidiu na realização de 41 ações de sensibilização, formação e consciencialização ambiental, ao longo de três meses.
Refira-se que Vila Nova de Famalicão é um dos três municípios nacionais com candidaturas aprovadas a este fundo ambiental. Ao longo de três meses mais de mil pessoas participaram nas ações que envolveram mais de 20 entidades.
A sessão ficará ainda marcada pela distinção pública de três guardiões de rios famalicenses, pelo seu trabalho desenvolvido.
A sessão de abertura, conta com as presenças Paulo Cunha e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.
Ao longo da manhã debatem-se os temas “Os nossos Rios: Repensar Rios e Ribeiras”; “Os Guardiões dos Rios e os LabRios+” e “Uma escola no projeto Rios”.
Refira-se que o projeto “Os nossos Rios” foi lançado em 2016, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela Agência Portuguesa do Ambiente, visando a proteção do ambiente e a promoção do património natural do concelho de Vila Nova de Famalicão.
As áreas de intervenção são Rio Este, Guisande, Pele, Pelhe e Ave, levando à reabilitação dos cursos de água e património envolvente, estabelecendo-se como princípio a valorização dos leitos e das margens fluviais como elementos fundamentais da dinâmica ecológica e paisagística.