Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO PROMOVE MOBILIDADE E SEGURANÇA NA ZONA ESCOLAR

Câmara cria pontos Toca Andar para garantir mobilidade e segurança na zona escolar. Medida cria áreas para largada e tomada de alunos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a criar nas imediações da zona escolar zonas de paragem exclusivas para a largada e tomada de alunos, chamados de pontos “Toca Andar”. São cinco pontos reservados para a paragem momentânea de viaturas, estrategicamente situados em zonas que permitem a fluidez de trânsito e que simultaneamente garantem a segurança dos alunos na percurso pedestre a realizar atá à escola.

AFS_1765.jpg

A ideia é melhorar a segurança, acessibilidade e mobilidade junto às zonas escolares, tanto de viaturas como de peões, numa altura em que existem condicionamentos acrescidos ao trânsito na zona por via da realização das obras de construção da Rede Urbana e Ciclável de Vila Nova de Famalicão.

Os pontos Toca Andar estarão instalados na Avenida de França, junto à Rotunda dos Lions, em ambos os sentidos, na Avenida de França. Junto ao Campo de Futebol da Escola Júlio Brandão, em ambos os sentidos, na Avenida de França, junto à PSP, em ambos os sentidos, no Campo da Feira (exceto à quarta-feira), e na Rua Adolfo Casais Monteiro, junto ao cruzamento com a Rua Barão da Trovisqueira.

Os espaços estarão reservados e identificados com sinalização vertical e pintura da via e serão objeto de policiamento atento por parte da Polícia Municipal de Famalicão, de forma a que não seja adulterado o seu fim. É proibido o estacionamento nestes pontos.

A escolha dos locais dos pontos Toca Andar obedeceu a critérios de segurança e de mobilidade. “Com a utilização destes pontos, os pais dos alunos poupam tempo e deixam os filhos a escassos minutos das entradas das escolas, melhorando a mobilidade de toda a cidade”, refere o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. E acrescenta: “É nossa intenção que estas zonas exclusivas para a largada e tomada de alunos se fixe na cidade e perdure para além das obras em curso”.