FAMALICÃO: MUSEU DA INDÚSTRIA TÊXTIL PROMOVE NOVO CICLO DE CONFERÊNCIAS
Iniciativa, composta por três sessões, arranca no dia 28 de setembro
Arranca neste mês de setembro a 6.ª edição do Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), subordinada ao tema “Novos Contributos para a História Industrial Portuguesa”. A iniciativa é composta por três sessões - 28 de setembro, 19 de outubro e 23 de novembro - com início pelas 15h00, na unidade museológica famalicense, incluindo uma visita guiada a um local de interesse patrimonial.
A primeira sessão, que acontece já no dia 28 de setembro, terá como assunto “O Intendente de Minas José Bonifácio e a máquina a vapor para a mina de carvão do Cabo Mondego” e irá contar com a presença do geólogo José Manuel Brandão, doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora e com um percurso profissional que inclui o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) em Lisboa, o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) e investigação no “História, Territórios e Comunidades” um polo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta. No final, será feita uma visita ao Museu Auto Sueco, em Vila Nova de Gaia.
Já a segunda conferência, no dia 19 de outubro, será subordinada ao tema “’A gente não tinha força pra mais.’ Prosperidade industrial, processo técnico e trabalho infantil no vidro da Marinha Grande durante a II Guerra”, pela oradora convidada, Emília Marques, doutorada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa e no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, pelo Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST). A conferência termina com uma visita ao Museu do Linho, em Vila Verde.
A terceira e derradeira conferência terá lugar no dia 23 de novembro com uma sessão dedicada à “Fábrica de Cerâmica Senhor D’Além”, com a presença de Teresa Silva, especialista em estudos patrimoniais, museologia e arqueologia. A última visita desta edição será à Fundação Castro Alves, em Bairro, Vila Nova de Famalicão.
Refira-se que todas as sessões do VI Ciclo de Conferência do MITBA são abertas ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia, gratuita, que poderá ser efetuada através do email geral@museudaindustriatextil.org ou pelo telefone 252 313 986.
Os docentes interessados poderão solicitar a certificação como Ação de Curta Duração, efetuando a respetiva inscrição no Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, ou através do formulário que estará disponível em https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6.