FAMALICÃO: INTERVENÇÕES DE RESTAURO ASSEGURAM PRESERVAÇÃO DE ESCULTURAS NO ESPAÇO PÚBLICO

O mural de homenagem aos fundadores do concelho de Vila Nova de Famalicão, instalado nos jardins dos Paços do Concelho, está a ser alvo de trabalhos de restauro por parte da Câmara Municipal.
A intervenção na escultura visa garantir a sua conservação, decorrerá ao longo dos próximos dois meses e implicará a remoção de elementos cerâmicos e posterior reassentamento, operações de limpeza, estabilização e reforço estrutural, entre outros trabalhos.
A escultura, inaugurada em 2005, é da autoria de Fernando Crespo e foi inaugurada no âmbito das comemorações dos 800 Anos do Foral de D. Sancho I, dos 170 anos do concelho de Vila Nova de Famalicão e dos 20 anos de elevação a cidade, numa homenagem aos fundadores do concelho no ano de 1835, aos membros do executivo e presidentes de Junta em exercício à data das comemorações. A peça escultórica divide-se em três áreas distintas correspondendo cada uma delas a um período histórico diferente: antes de 1835, de 1835 até 2005, e o tempo pós-2005.
Mas esta não será a única escultura no espaço público a ser intervencionada nos próximos tempos. Também a estátua “Ao Bombeiro Voluntário”, instalada no Parque 1.º de Maio, será alvo de trabalhos de restauro por parte da Câmara Municipal.
Neste caso, a intervenção passará pela limpeza e estabilização de superfícies, pelo tratamento do suporte, a substituição dos elementos pétreos danificados, a proteção e reintegração cromática dos bronzes e ainda a reposição das letras de identificação da escultura atualmente em falta.
Trata-se de uma obra da autoria de Augusto Costa e promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Foi inaugurada a 13 de junho de 1985, enquadrado na inauguração da remodelação do Parque 1.º de Maio. O monumento surge como homenagem de gratidão pelo papel desempenhado pelos bombeiros voluntários que, com espírito de abnegação, se sacrificam pela comunidade.
Ambas as intervenções resultam de um investimento municipal de 21 mil euros.