Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO E UPTEC PROMOVEM IDEIAS EMPREENDEDORAS

DSC_0733.jpg

Já são conhecidos os vencedores da edição deste ano do JUMP

Fazer o reaproveitamento dos desperdícios e resíduos do têxtil e transformá-los em móveis ou produtos habitualmente produzidos em madeira como rodapés, soalhos ou portas, promovendo dessa forma a reciclagem têxtil e a redução do abate de árvores, foi o conceito defendido pela EcoWoodTex, startup formada por quatro jovens premiada ontem com o grande prémio do júri do JUMP, concurso para novos negócios promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a UPTEC.

O projeto vencedor vai agora receber um prémio de cinco mil euros, um ano de instalação nas incubadoras do Famalicão Made IN e apoio ao desenvolvimento do negócio.

O concurso, que visa promover uma cultura empreendedora de desenvolvimento de novos projetos empresariais direcionados para a transição verde e digital, premiou ainda mais dois projetos. A Wise Dose, com uma aplicação informática que permite a introdução de anestesia de forma controlada em cirurgia, e a PhosTech, com um novo sistema de produção avançada de estruvite a partir dos sistemas de tratamento de efluentes agropecuários e industriais na zona rural de Vila Nova de Famalicão, segundo e terceiros classificados premiados 2500 e 1500 euros, respetivamente. O júri atribuiu ainda uma menção honrosa ao projeto Retex, uma plataforma de recolha e valorização de têxtil e vestuário pós-consumo, com base na tecnologia Blockchain, na gamificação e marketing multinível.

Refira-se que no total foram 12 as ideias de negócio que passaram à fase final do concurso e avaliadas pelo júri composto por representantes da Caixa Agrícola, Grupo Medway e RNM, marcas que patrocinaram esta edição do concurso de novas ideias, apresentadas e avaliadas esta terça-feira, 14 de maio, em apresentação individual de cada uma das propostas finais.

O vereador da Economia e Empreendedorismo do Município de Famalicão, Augusto Lima, elogiou todos os projetos e deixou aos empreendedores um incentivo “para que confiem nas suas ideias” e que trabalhem no desenvolvimento dos projetos. “No Famalicão Made IN temos um gabinete de apoio para alavancar estas startups, também para permitir atrair novos projetos para o território, que queremos seja cada vez mais um território de criação, enaltecendo a cultura empreendedora de Famalicão”.

DSC_0657.jpg

DSC_0719.JPG