Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

TERRAS DE BOURO DEBATE OS PERIGOS NA INTERNET

Auditório da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro acolheu sessão sobre “Os perigos da Internet”

A Câmara Municipal de Terras de Bouro e o CIAB Tribunal Arbitral de Consumo realizaram no dia 19 de abril na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, uma sessão subordinada ao tema “Os perigos da Internet” destinada à comunidade escolar, nomeadamente, aos alunos do ensino secundário daquele estabelecimento de ensino.

CAPA

O Município de Terras de Bouro esteve representado pela Vereadora, Dr.ª Ana Genoveva Araújo e o Agrupamento de Escolas pelo Diretor, Dr. Óscar Rodrigues, sendo que, a temática foi desenvolvida pelo diretor-executivo do CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo, Dr. Fernando Viana que aproveitou ainda o momento para fazer a divulgação da instituição.

O CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo é o Centro de Arbitragem que na região está incumbido de resolver os conflitos de consumo que surgem entre os consumidores e as empresas.

O CIAB exerce atualmente as seguintes atribuições:

- Informar os consumidores e as empresas sobre os seus direitos e deveres na área do consumo;

- Resolver conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem;

 - Projeto Casa Pronta;

- Informar os consumidores sobre os seus direitos e deveres em matéria de endividamento e  sobre-endividamento;

- Apoiar e acompanhar os consumidores no processo de negociação entre estes e os Bancos, tendo em vista prevenir o incumprimento ou resolver as situações de incumprimento, (através do protocolo estabelecido com o GOEC – Gabinete para a Orientação e Endividamento dos Consumidores).

Qualquer pessoa interessada pode recorrer aos serviços do CIAB por telefone, pela internet, por carta ou pessoalmente, no âmbito da sua intervenção.

Os pedidos de informação e as reclamações são encaminhadas para um jurista que, além de responder aos pedidos de informação, procura resolver o processo de reclamação através de mediação.

Caso a mediação não resulte, ou seja, caso não haja acordo entre as partes, o processo poderá seguir para a fase de conciliação/arbitragem, desde que reunidos os respetivos pressupostos em termos de arbitragem voluntária ou necessária.

 No caso da população de Terras de Bouro, os consumidores podem contactar o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor (SMIC) da Câmara Municipal de Terras de Bouro, que é coordenado pela Dr.ª Rute Martins e aí colocar as suas questões que serão encaminhadas para o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo.

CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo.

Braga

Rua D. Afonso Henriques, 1

4700-030 Braga

Coordenadas gps

N 41º 32' 55.685''

W 8º 25' 41.802''

Telefone + 351 253 617 604

Fax + 351 253 617 605

E-mail geral@ciab.pt

Horário de Atendimento Pessoal

Segunda a Sexta-feira

 Das 9H00 às 16H00

Horário de Atendimento Telefónico

 Segunda a Quinta-feira

 Das 9H00 às 18H00

 Sexta-feira

Das 9H00 às 16H00

DSC07010

DSC07013