Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO: CASA DAS ARTES INAUGURA AMANHÃ EXPOSIÇÃO DE FEDERICO FELLINI

Iniciativa incluída na programação do Close-Up

A Casa das Artes inaugura amanhã, sábado, dia 8 de outubro, às 17h00, a exposição “Federico Fellini, Il Maestro”. Trata-se de uma iniciativa enquadrada na programação do 7.º Episódio do CLOSE-UP que vai ter lugar de 15 a 22 de outubro.

image002casartes (4).png

A exposição é uma parceria da Casa das Artes de Famalicão com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek, e toma como base a exposição que assinalou o centenário do nascimento de Fellini.

Esta exposição reúne cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano, vai estar patente no foyer da Casa das Artes de Famalicão, com entrada livre, até 30 de dezembro.

Federico Fellini, nascido em Rimini, antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista, cartoonista: lugares de desenhos de personagens, gestos, expressões, cenários e sonhos. O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava também como terapia. Um realizador visionário, então, em que muitas vezes os desenhos antecipavam o guião, o guarda-roupa, os cenários, a luz ou as características dos interpretes, servindo para familiarizar e aproximar os seus colaboradores da narrativa, da natureza e da identidade do filme. Os desenhos de Fellini eram uma antecipação fragmentada do filme. Os filmes, uma analogia da sua vida: todos transportam memórias, sonhos, historias e acontecimentos vividos ou sonhados por Fellini.