FAMALICÃO ARRANCA COM CONSTRUÇÃO DO FUTURO CENTRO DE ATLETISMO ATÉ AO FINAL DO ANO
Obra implica um investimento municipal de 6,2 milhões de euros
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou na passada quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a adjudicação da construção do futuro Centro de Atletismo, um investimento superior a 6,2 milhões de euros que vai dotar o concelho de um equipamento desportivo de vanguarda, apto para a prática de 23 disciplinas da modalidade.
A autarquia quer agora colocar a obra no terreno até ao final do ano. O processo aguarda apenas o visto prévio do Tribunal de Contas.
“É um grande projeto, muito ambicionado por nós, pelos famalicenses e pelos atletas" assinalou o Presidente de Câmara, Mário Passos, no final da Reunião de Câmara.
"Ainda recentemente, a propósito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ouvimos os atletas reivindicarem mais e melhores condições para que possamos alcançar mais sucessos desportivos e este equipamento pretende dar precisamente esse contributo, pelas excelentes condições que vai oferecer para a melhoria da prática desportiva e para que possamos alcançar os êxitos que tanto ambicionamos", acrescentou o autarca.
O equipamento vai nascer num terreno com cerca de 30 mil metros quadrados localizado em Talvai, na zona norte da cidade.
O projeto de execução prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio, balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respetiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos.
Recorde-se que Famalicão é o concelho com mais atletas federados no distrito.
"O projeto teve vários constrangimentos, mas nunca baixamos os braços e soubemos ultrapassar barreiras", disse ainda Mário Passos, convicto de que o equipamento “vem qualificar o território e colocar Famalicão na vanguarda desportiva, criando condições de eleição para a modalidade".
A obra tem um prazo de execução de 645 dias.