Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO APRESENTA RENOVADO BOLETIM CULTURAL

Publicação coordenada por Artur Sá da Costa centra-se na história, cultura e património famalicense. Boletim Cultural é legado para o futuro

“Cada edição do Boletim Cultural é um pedaço da nossa identidade que salvaguardamos do tempo e mantemos vivo na memória das gerações”. É desta forma que  o presidente da Câmara, Paulo Cunha, apresenta uma renovada edição do Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão que já é publicado há 36 anos.  

boletim.jpg

Os números 8 e 9 da IV Série do Boletim Cultural foram reunidos numa edição bianual, 2014 e 2015,  e foram apresentados publicamente sábado, 24 de setembro, nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo coordenar científico da publicação, Artur Sá da Costa.  

“A história política tem, neste número, um apreciável destaque, com incidência em dois períodos importantes da história contemporânea: a I República e a Oposição Democrática ao Estado Novo. Juntam-se a eles outros dois temas já recorrentes: O Património Cultural e as Raízes Históricas e Seculares de Vila Nova de Famalicão”, apresenta Artur Sá da Costa.

O Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão teve a sua primeira edição em 1980, a acompanhar o primeiro grupo de boletins culturais publicados por algumas autarquias portuguesas após as primeiras eleições autárquicas nacionais de 1976. “O seu aparecimento correspondeu a uma das primeiras apostas da política local autárquica em matéria cultural”, explicou Artur Sá da Costa, defendendo a sua importância e atualidade.  

A obra reúne um conjunto de trabalhos de investigação sobre a história, cultura e património famalicenses da autoria de Artur Sá da Costa, Filipa Sousa Lopes, José Manuel Tengarrinha, Paulo Campos Correia, Maria de Fátima Castro, Norberto Ferreira da Cunha, António José Queiroz, Jorge Fernandes Alves, Odete Paiva, Amadeu Gonçalves, António Joaquim Pinto da Silva, José Manuel Lages, Luis Gonzaga Cardoso de Almeida, Rafaela Adriana Marques de Sousa, João Afonso Machado, Justino Magalhães e Rogério Bruno Magalhães.

Foi a estes autores que o presidente da autarquia agradeceu a “disponibilidade em partilharem, de forma desinteressada e voluntariosa, o conhecimento que têm com os cidadãos”. “São textos que correspondem a muitas horas de trabalho e de dedicação e que são um importante legado para o futuro”, disse Paulo Cunha, desafiando estes e outros autores a prepararem desde já uma nova edição do Boletim Cultural.

O Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão pode ser consultado na rede de leitura pública do concelho (biblioteca e polos), e adquirido na livraria municipal, na Casa do Território.

DSC_8389.jpg