FAMALICÃO APRESENTA ESPECTÁCULOS PARA TODOS OS GOSTOS
Novembro para todos os gostos na Casa das Artes de Famalicão: Programação de novembro do espaço cultural famalicense arranca já nesta quinta-feira com a peça “Prelúdio: a mulher selvagem”
Da música erudita à música eletrónica, do teatro ao cinema, novembro é um mês com espetáculos para todos os gostos na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Prestes a terminar o ano em que assinala 15 anos ao serviço da arte e da cultura, o espaço cultural famalicense mantém firme a aposta numa programação eclética.
O mês arranca com a estreia de “Prelúdio: a mulher selvagem”. Uma coprodução do Teatro da Didascália, da Casa das Artes e do Centro Cultural Vila Flor que traz à tona “temas seculares, inspirados em arquétipos, símbolos e rituais que nos falam do poder intuitivo e sobrenatural das mulheres”. Com encenação de Bruno Martins, a peça permanece em cartaz de quinta, 3, a sábado, 5 de novembro.
Ainda no que toca ao teatro, em novembro a Casa das Artes apresenta “Bácoro”. Uma coprodução do Teatro da Palmilha Dentada, da Casa das Artes e do Teatro Nacional S. João, em cena no grande auditório no dia 19 de novembro. O espetáculo resulta de uma parceria do dramaturgo e encenador Ricardo Alves com a artista plástica e cenógrafa Sandra Neves, cujos desenhos e esculturas foram o ponto de partida desta criação. Em palco, os atores Ivo Bastos, Nuno Preto e Rui Oliveira contracenam com marionetas, dando corpo a uma espécie de alegoria suína sobre as dores e as alegrias de sermos humanos.
No dia 11, a Casa das Artes propõe o espetáculo “Vivaldi + Piazzolla: Oito Estações”. Um concerto que coloca frente a frente dois grandes músicos de diferentes estilos e épocas – António Vivaldi e Astor Piazzolla. De um lado, a luxuriante sonoridade barroca de Vivaldi e os célebres quatro concertos com nomes de estações. Do outro, a nostálgica volúpia reminiscente do tango argentino, desta vez com o violino substituindo o acordeão, pelo violinista Pedro Carneiro, sob a direção de Alejandro Galindo.
O cantautor Sandy Kilpatrick tem regresso marcado à Casa das Artes no dia 12 de novembro para apresentar o novo álbum “Confessions from the South”. Depois do concerto, a noite termina com um “after-show”, com a atuação do projeto musical norte-americano “John & Dan”, a partir das 23h00, no café-concerto.
A música eletrónica tem também palco em novembro na Casa das Artes, com a atuação de White Haus, alter-ego do músico e produtor João Vieira, vocalista dos X-Wife e Dj Kitten, que se prepara para apresentar em Famalicão o mais recente trabalho do projeto – “Modern Dancing”. O concerto está marcado para o dia 26, a partir das 23h30, no café-concerto.
A partir deste sábado, dia 5, pelo Foyer da Casa das Artes será possível visitar a exposição “A Corja”, do pintor Martinho Dias, uma mostra que resulta do cruzamento da temática camiliana com a contemporaneidade.
Por fim, destaque para o cinema com a exibição do mais recente filme de Woody Allen, “Café Society”, no dia 16; de “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás”, com Tom Cruise, no dia 26; de“Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, no dia 17; entre outras sessões.
Mais informações sobre os espetáculos agendados no site oficial da Casa das Artes de Famalicão, em www.casadasartes.org.