Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAMALICÃO ABRE CANDIDATURAS AO “PRÉMIO + IGUAL”

Para reconhecer empresas e IPSS pelas boas práticas na promoção da igualdade de género. Candidaturas arrancam amanhã

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai premiar as empresas e IPSS do concelho que se diferenciem pelo desenvolvimento de políticas exemplares e boas práticas na promoção da igualdade de género no trabalho, no emprego e na formação profissional e pela adoção de princípios e medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Tudo através do “Prémio + Igual”, cujas candidaturas decorrem entre 20 de junho e 20 de julho em www.famalicao.pt/premio--igual.  

Distinguir as entidades que promovem ações positivas na área da igualdade; divulgar casos e medidas exemplares, informando e sensibilizando gestores e toda a comunidade para a natureza e importância dessas medidas; promover a adoção de medidas concretas que visem a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional e a melhoria da qualidade do emprego, nomeadamente no que se refere à conciliação entre vida profissional, vida familiar e pessoal, dando cada vez mais visibilidade a estes fatores e às empresas e entidades empregadoras que integram esses objetivos na sua gestão global são alguns são alguns dos objetivos deste prémio promovido pela autarquia e com periodicidade anual.

No total, serão galardoadas três entidades. A entrega do “Prémio + Igual” está agendada para o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, em cerimónia pública organizada pela Câmara Municipal.

Entre os critérios de atribuição do galardão está o facto de as entidades assumirem, de modo objetivo e com resultados visíveis, que a dimensão da igualdade faz parte integrante da sua gestão, cultura e estratégia, incluindo a representação plural e equilibrada entre mulheres e homens em lugares de direção e decisão; a existência de políticas e boas práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, nas entidades empregadoras, designadamente através de horários de trabalho em regime de flexibilidade ou adaptabilidade, regime de jornada contínua, trabalho a tempo parcial; a celebração de protocolos com equipamentos sociais e/ou serviços de proximidade dirigidos a crianças e a outros dependentes, entre outros.

Refira-se que a promoção deste prémio está inserida no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, apresentado pela autarquia famalicense em 2022.

Prémio + Igual.jpg