Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FALECEU O CANTADOR GONÇALVES DE GUIMARÃES

Morreu Gonçalves de Guimarães, um dos mais antigos cantadores ao desafio do país

Morreu Joaquim Gonçalves, figura carismática no cancioneiro popular minhoto através da desgarrada e do cantar ao desafio. O anúncio foi feito esta noite pela filha, através das redes sociais, e multiplicaram-se as homenagens dos nomes mais conhecidos da área como Augusto Canário ou Pedro Cachadinha.

Capturargonçguima.JPG

Conhecido pelo nome artístico de Gonçalves de Guimarães, o cantador era presença habitual em feiras e romarias um pouco por todo o Minho, assim como em outras regiões do país onde deixa muitos amigos ligados à música. Alguns dos últimos registos em vídeo de Gonçalves de Guimarães em romarias passaram-se na Feira dos 20, em Prado, Vila Verde, no ano de 2017.

Augusto Canário lamentou a morte do amigo através das redes sociais: “Mais do que exaltar os seus dotes e os seus feitos de distinto cantador, importa neste momento, apresentar sentidas condolências à família, aos amigos mais chegados e à ‘família dos CANTARES AO DESAFIO”.

“A ele, que tanto cantou os Santos e o Sagrado, que Deus tenha em sua presença. Até um dia, AMIGO GONÇALVES”, pode ler-se na publicação.

Também Pedro Cachadinha, de Ponte de Lima, marcou o momento com uma publicação onde desejou um eterno descanso a “um dos mais velhos cantadores ao desafio” do país.

De acordo com fonte da família, o funeral realiza-se na terça-feira, a partir das 17:30, na Igreja de S.Tiago de Candoso, em Guimarães.

Fonte: https://ominho.pt/