Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FALECEU FERNANDO CASTRO: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA “OS LIMIANOS” ESTÁ DE LUTO!

Uma notícia que hoje recebi e me deixou triste: faleceu o Senhor Castro , com 84 anos de idade.

De seu nome completo " Fernando Jorge Vieira de Castro", veio para a nossa Vila, decorria o ano de 1967, como Gerente do Banco Borges & Irmão.

106908198_3466269323403409_5256695826794102800_o (1).jpg

Depressa se espalhou pela vila o comentário de que tinha sido jogador do Sport Comércio e Salgueiros, clube de nomeada da Cidade do Porto. A Direcção da A.D. “Os Limianos” de imediato se pôs a caminho no sentido de obter o seu concurso como Jogador - Treinador, mas as dificuldades surgidas na época não favoreciam esta decisão. Entendia a Direcção desse Banco que não era aconselhável o Gerente do Banco ser futebolista. Um pequeno aparte - como as coisas e conceitos mudam, pois ser futebolista na altura era um pouco desprestigiante.

Mas continuemos. altas figuras da sociedade limiana e do capital entraram em jogo e lá se conseguiu a devida autorização para que este digníssimo limiano jogasse e treinasse a equipa. Ainda me lembro que nesse verão fomos às Neves disputar um Torneio e o Castro, com o seu potente remate, encantou os presentes. Depois foi um caminhar de sucesso no Campeonato da Associação de Futebol de Braga, onde nos sagramos Campeões. Uma equipa da sua maioria de juniores do ano transacto que fizeram história.

Castro, um esquerdino nato, era portador dum remate muito violento e soube lidar com os jovens jogadores limianos duma forma exemplar. Por isso deixou saudades e sempre que visitava esta Vila lhe era dispensado um carinho especial. Sabemos receber bem quem de nós gosta.

O seu funeral será amanhã pelas 10 horas em Ermesinde. Espero estar presente, pela amizade e também pelo agradecimento que teve com o Clube do meu coração.

Que descanse em Paz.

Texto e foto: José Costa Lima