Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFENSES VOTAM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Propostas para Orçamento Participativo de Fafe vão a votação. Munícipes poderão votar a partir de 2 de Março

No próximo dia 2 de Março, inicia-se a votação do Orçamento Participativo, em Fafe, através da plataforma http://op.cm-fafe.pt (online) e da assembleia de voto presencial.

DSA_4618A

Estarão a votação 21 projetos, nas áreas da juventude, proteção animal e sustentabilidade ambiental.

A lista final de 21 projetos resultou da análise técnica pelos serviços municipais competentes, que procederam aos ajustes técnicos necessários para garantir as condições de execução das 27 propostas inicialmente apresentadas.

Dos projetos que vão a votos até 2 de Abril (no caso da votação online) ou 31 de Março (no caso da assembleia de voto presencial), catorze dizem respeito à área da juventude e correspondem à Mostra de Arte de Urbana – Fafe com Arte!, Espaço Jovem de Travassós – Fafe, FAFINC – Plataforma Criativa, Espaço Juventude, Ponto Jovem, o Jardim da Juventude, Polidesportivo de Cepães e Fareja, CACO (Centro de Cultura e Artes de Stº Ovídio), Programa de Experiências Positivas, Centro de Apoio ao Betetista, Julgado de Paz ou Similar, Teatro de Aldeia, Parque de Desportos Radicais de Queimadela e Ringue Desportivo de Estorãos.

Na área da sustentabilidade ambiental, irão a votos seis projetos: Caminho Pedonal, Percurso Ribeirinho de um troço do Rio Ferro e Ribeiras Afluentes, Eco Terra, Caminhos e Passadiços de Queimadela, Quinta Agrícola Pedagógica de Fafe e Percurso Fotográfico Serras de Fafe.

No âmbito da proteção animal, estará em votação apenas um projeto, a Construção de Abrigos para cães, em módulos.

Todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, desde que naturais e residentes no concelho de Fafe, poderão votar nas propostas apresentadas.

Para votar online, terão de fazer um registo prévio no portal de participação, op.cm-fafe.pt, o que implica o preenchimento obrigatório de todos os quadros constantes do portal, nomeadamente: nome, n.º de Eleitor, NIF, BI/CC, data de nascimento, número de telemóvel e e-mail. A validade desse registo será sempre confirmada pelos serviços da Câmara Municipal, recorrendo aos cadernos eleitorais e dados da autoridade tributária.

Quanto à assembleia de voto presencial, será criada no edifício da Câmara Municipal, funcionando todos os dias úteis, no horário de atendimento ao público dos serviços municipais. Prevê-se, igualmente, a votação presencial nos edifícios das Juntas de Freguesia, de acordo com um calendário que será divulgado, através da plataforma do Orçamento Participativo. Os cidadãos que recorram a esta assembleia de voto presencial deverão ir munidos dos documentos de identificação que permitam confirmar a sua condição de naturais ou residentes no concelho de Fafe.

Apenas no dia 4 de Abril será anunciado o vencedor.

Relembre-se que, para o Orçamento Participativo, o Município de Fafe disponibilizou uma verba de 150 000,00€.

Raúl Cunha destaca a importância de “dar-se voz aos munícipes desta forma, incluindo-os nos processos de decisão acerca dos destinos do concelho”.

“Promovemos a sua cidadania ativa e temos uma noção real daquelas que são as necessidades mais imediatas dos fafenses, nas áreas contempladas pelo Orçamento Participativo.”

DCS_8393A