Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE RECEBE ESTE SÁBADO FEIRA TRADICIONAL DO SÉCULO XIX – INICIATIVA DO RANCHO FOLCLÓRICO DE FAFE

A próxima edição da Feira Tradicional, iniciativa promovida pelo Rancho Folclórico de Fafe com apoio do Município de Fafe, terá lugar no próximo sábado, dia 10 de junho, entre as 9h00 horas e as 18h00, na Praça 25 de Abril, onde durante muitos anos se realizou a feira semanal do concelho de Fafe.

Ao longo do dia, estarão vários expositores trajados a rigor, à época, com produtos agrícolas, louças, barros, fumeiro, doces tradicionais, artesanato e peças típicas da região, como os xailes, os lenços, as meias de lã, os cestos e os açafates. Estará também presente a padeira da região, o vinho verde, as pataniscas, o chouriço e a broa.

Não faltarão os pregões das vendedeiras ambulantes e os agricultores não deixarão de trazer até à cidade os seus produtos caseiros, como as batatas, os legumes, bem como os seus animais domésticos, exemplares bovinos, ovinos , caprinos e outros.

Estará criado um ambiente perfeito para o regresso à memória da vida no campo e às vivências individuais e coletivas do mundo rural do século XIX. Não faltará ao longo do dia a animação com concertinas, jogos tradicionais, cantares e danças folclóricas.

A Feira de 10 de junho é uma tradição em Fafe que permite apresentar a todos um cenário fidedigno dos usos e costumes de um povo, que o Rancho Folclórico de Fafe todos os anos evoca e recria, e transporta quem por lá passa à pureza das feiras que se realizavam há muitos anos.

Capturarfolkfafe (2).JPG